IMG 9035 2A Caravana da Ouvidoria iniciou, nesta terça-feira (04.04), o oitavo roteiro de viagens pelo interior da Bahia. O primeiro município visitado foi Mucuri, onde o ouvidor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Paulo Figueiredo, explicou para 800 mil ouvintes na Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo as principais atribuições da Casa de Controle, além de convidar os cidadãos a auxiliar o Tribunal na fiscalização dos recursos públicos. A primeira entrevista foi concedida na Rádio Abrolhos 104.5 FM, durante o programa Meio Dia 104 Cidade e Região, apresentado pelo radialista Samuca Macedo. De 5 a 7 de abril, serão concedidas entrevistas em rádios de três municípios, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itanhém.

Paulo Figueiredo ressaltou que o País vive um momento em que a sociedade passa a cobrar das instituições respostas concretas sobre a gestão do dinheiro público e enalteceu o trabalho do TCE/BA de aproximação com a sociedade, responsável por abrir as portas da instituição centenária e fomentar a participação cidadã. "Temos a missão de orientar os ouvintes sobre a maneira correta de fazer as manifestações ao suspeitar de desvios de recursos, sinalizando por meio dos canais disponíveis de comunicação. Não temos olhos suficientes para fiscalizar todas as obras que são executadas nos 417 municípios baianos. Não deixe de contar o que houve e de fornecer as informações necessárias. A pessoa pode solicitar o anonimato ou o sigilo das informações".

IMG 9057O ouvidor orientou o cidadão a tirar fotos do dia a dia da obra, dos funcionários, da placa com informações dos serviços e a acompanhar todo o cronograma físico. "Caso perceba qualquer indício de irregularidade, o cidadão tem três meios para entrar em contato com a instituição. A primeira é pelo endereço do Portal do TCE/BA (www.tce.ba.gov.br/ouvidoria), a segunda pelo WhatsApp (71) 99902-0166 ou pelo telefone 0800 2843115. A partir daí, vamos tratar a informação e encaminhar a demanda para as unidades técnicas", explicou.

Durante a entrevista, o servidor do TCE/BA citou os avanços do Tribunal ao investir em projetos como o TCE em Campo, Caravana da Ouvidoria e Ouvidoria vai à Escola, este último em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Foram apresentados ainda os produtos de divulgação institucional da Corte de Contas baiana, como a “Versão Cidadã do Parecer Prévio sobre as Contas de Governo do Chefe do Poder Executivo”, as revistas em quadrinhos “Heróis da Cidadania conhecem o TCE/BA” e Você no Controle”, além da cartilha "O TCE/BA quer ouvir você".

IMG 9067Na avaliação do diretor de jornalismo da Rádio Abrolhos 104 FM, Samuca Macedo, a iniciativa do TCE/BA merece ser parabenizada e replicada em todos os municípios baianos. “A população do interior precisa ter acesso a esse tipo de informação. Que esse trabalho do TCE/BA sirva de exemplo para outras instituições de controle. A sociedade precisa participar efetivamente e exigir transparência dos seus gestores públicos”, concluiu.

A direção da emissora anunciou que vai encaminhar os gibis para bibliotecas e escolas públicas de Mucuri.