IMG 9086Um público estimado em 100 mil ouvintes de Teixeira de Freitas e região conheceu, nesta quarta-feira (5.04), os canais de comunicação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) nos quais podem registrar suas denúncias. Com a intenção de fortalecer o controle social, propondo a participação imediata da sociedade nos destinos do município, o ouvidor Paulo Figueiredo conversou com o radialista Fernando Moulin, que apresenta o programa Comando Geral, na Rádio Caraípe FM, e convidou todos os cidadãos a trabalharem juntos pela melhoria dos serviços e obras públicas. "Essa ação já conferiu um aumento de mais de 80% das manifestações registradas na Ouvidoria. Um exemplo desta transparência é que estamos aqui não só para falar, mas também para ouvir os cidadãos”, disse.

Paulo Figueiredo explicou que, ao entrar em contato com o Tribunal, o cidadão recebe uma senha e pode acompanhar de perto o andamento da demanda, além de cobrar agilidade dos órgãos competentes. O ouvidor disse ainda que, ao final do trabalho, o TCE/BA auxilia o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) a manter os políticos “ficha suja” fora das próximas eleições, com o envio da relação dos gestores que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade. Durante a entrevista, Figueiredo esclareceu que a instituição trabalha em rede com outras instituições de controle, o que facilita o encaminhamento das denúncias de acordo com a origem do recurso.

Em seguida, o ouvidor do TCE/BA apresentou os canais por meio dos quais o cidadão pode fazer suas manifestações à Ouvidoria: www.tce.ba.gov.br/ouvidoria, o 0800 284 3115 e pelo WhatsApp 71 9 9966-0201.

Para o apresentador e radialista Fernando Moulin, o Projeto Caravana da Ouvidoria demonstra os esforços em se aproximar cada vez mais da sociedade, principalmente dos cidadãos do interior. "Precisamos tratar este assunto com seriedade e respeitar o cidadão acima de tudo. É uma pena que muitas ouvidorias não atuem dessa forma", concluiu o comunicador.