IMG 6676Com o objetivo de promover as ações do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) junto à comunidade estudantil e estreitar cada vez mais os laços com a sociedade civil, o Programa Casa Aberta recebeu, na tarde de terça-feira (23.07), 22 alunos do 8ª semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Acompanhados pela assessora da ECPL Iris Célia Azevedo Azi, os alunos foram instigados a fazer uma reflexão sobre a essência do papel das Cortes de Contas e a importância do controle social. 

IMG 6685Com a intenção de oferecer uma experiência prática e explicar sobre o papel do órgão de controle, o professor e conselheiro corregedor, Inaldo da Paixão Santos Araújo, ao receber os alunos em seu gabinete, usou a própria história como parâmetro, contou das origens humildes e das dificuldades enfrentadas para alcançar seus objetivos e fez alusão à camisa do DCE da Ufba, emoldurada em sua sala, para reforçar a mensagem de solidariedade estampada, que diz Não quero ser herói de nada. Só quero a companhia de outros braços.

"Vocês são guerreiros no processo de transformação desse estado. Cada um desses meninos é fruto de uma luta diária. Fiquei muito feliz com a visita dos meus alunos. E a missão do Casa Aberta se cumpre ao conscientizar e evidenciar quem são os verdadeiros agentes da mudança. São eles que podem fazer valer o verdadeiro controle. Que a tarde de hoje seja bastante rica. E que eles saiam daqui sabendo da razão de ser do próprio TCE", ressaltou.

Em seguida, o grupo assistiu à sessão plenária do TCE/BA no auditório Conselheiro Lafayette Pondé e visitaram o acervo da Gerência de Biblioteca e Documentação (Gebid), onde foram recebidos pela gerente Neuza Farias. Os alunos ainda tiveram a chance de conhecer as tecnologias usadas pela Corte de Contas baiana no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc). Ali eles conheceram alguns dos recursos tecnológicos necessários para o cumprimento da atividade-fim do TCE/BA, onde o gerente de Serviços e Suporte aos Usuários, Luiz Fernando Pinheiro, e o analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho, deram detalhes técnicos sobre as tecnologias usadas pelo Tribunal para exercer o trabalho de fiscalização e auditoria.

IMG 6704
IMG 6716

Durante a visita, os estudantes universitários conheceram um pouco mais sobre o Tribunal por meio das palestras ministradas pela ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, do auditor de controle externo junto à Ouvidoria, Juvenal Alves Costa, da gerente de auditoria da 5D, Hélia Texeira Vasconcelos, e do chefe de gabinete do MPC, Mário dos Santos Silva.

DEPOIMENTOS

"A visita foi bastante proveitosa para ampliar nossa visão sobre aquilo que estudamos no ambiente acadêmico e como cidadãos. Saímos daqui sabendo do trabalho diário desenvolvido por aqueles que primam pela transparência de como é utilizado os recursos públicos oriundos de impostos. A visita mostra um pouco da rotina e a operação dos sistemas que envolvem o exercício do controle externo. O maior ganho é você poder vislumbrar na prática o que é apreendido em sala de aula, além de elucidar rotinas aos que têm interesse em ingressar no TCE".

Paulo César Freitas de Jesus

"Para a área contábil, o TCE é um órgão bastante importante. Então, essa visita superou todas as minhas expectativas. Temos um professor que já foi presidente dessa Casa de Controle Centenária. Gostei muito de participar da plenária e entender como acontece o julgamento das contas públicas".

Ádlla Maria dos Santos Silva