IMG 7777 2Uma verdadeira aula de cidadania e de estímulo ao exercício do controle social. Nesta terça-feira (16.10), o Projeto Casa Aberta recebeu 36 alunos do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, localizado no bairro do Bonfim. Os alunos foram recepcionados pela assessora adjunta da ECPL, Cristiane Vasconcelos, para uma tarde de aprendizado sobre as competências institucionais da Casa de Controle.

Na sequência, seguiram para o Plenário Conselheiro Lafayette Pondé para acompanhar uma sessão plenária, onde tiveram a oportunidade de conhecer, por meio do acervo fotográfico, todos os conselheiros que presidiram a Corte de Contas baiana. Ainda no foyer, os alunos viajaram no tempo para conhecer mais a fundo a instituição que trabalha para que os recursos públicos cumpram a sua função social.

Em seguida, os alunos conheceram o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria (Cedasc), onde foram instruídos pelo gerente de infraestrutura do setor, Willian Magno, que explicou sobre os recursos tecnológicos necessários para o cumprimento da atividade fim do TCE/BA. “O nosso papel é servir ao público e esse trabalho é uma forma de disseminar o conhecimento. A satisfação pessoal é muito grande, já que estamos lidando com um público que tem dificuldades em acessar esse tipo de informação. Percebo o envolvimento deles, demonstrando inclusive interesse sobre pautas, como segurança e tecnologia da informação”, pontuou.

IMG 7781 2Os alunos seguiram para a sala de treinamento da ECPL, onde assistiram ao vídeo institucional "TCE mais perto de você" e foram orientados pela ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, e pelo auditor estadual de Controle Externo, Juvenal Alves Costa, sobre a missão do controle social, a relevância do TCE/BA, direitos e deveres, e canais de comunicação com o órgão de controle.

O encontro foi finalizado com a entrega de brindes produzidos pelo TCE/BA, distribuição de sumários executivos e folhetos divulgando os canais de comunicação, além da divulgação do aplicativo TCE Cidadão, que facilita acesso às informações do TCE/BA, além de registrar as manifestações e denúncias em torno de possíveis irregularidades com recursos públicos.

O Programa Casa Aberta é desenvolvido pelo TCE/BA por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e tem o objetivo de aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.

DEPOIMENTO

“Saí muito mais informado e muito mais consciente. É importante que o jovem de hoje entenda como é aplicado o dinheiro dos nossos impostos. É preciso saber se esse investimento está sendo bem aplicado e se tem retorno para a sociedade. O projeto é muito interessante! Agora ficarei mais atento e vigilante com o que acontece na escola e na comunidade. Vou ser os olhos do TCE no meu bairro e aqui na minha escola”. O TCE está de parabéns!”.

Daniel Cardoso Neto – estudante do 2º ano do ensino médio