cedascCom uma atividade lúdica, a servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Olgacy Devay Torres de Freitas, iniciou mais uma edição do Casa Aberta, provocando uma reflexão sobre os obstáculos que se impõem ao longo da jornada de cada pessoa e a importância de termos uma visão crítica de mundo. A edição do Projeto Casa Aberta de 2022 recebeu 29 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Bolívar Santana, na tarde desta quinta-feira (19.05).

Acompanhados dos professores Cláudio Gonçalves e Patrícia Barreto, os estudantes tiveram acesso ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e, em seguida, os jovens assistiram a parte da sessão plenária do Tribunal, durante a qual o conselheiro-corregedor Gildásio Penedo Filho, que presidiu a sessão em razão da ausência do presidente Marcus Presidio, deu-lhes as boas-vindas.

Na sequência, eles assistiram a uma palestra proferida pela ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira,, quando tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca da estrutura organizacional do TCE/BA e também conheceram o trabalho desenvolvido pela Gerência 5D, com informações transmitidas pela gerente da unidade, Hélia Teixeira Vasconcelos. O chefe de gabinete do MPC, Mário dos Santos Silva, mostrou como o cidadão pode ajudar o MPC a exercer o seu papel, evidenciando o objetivo principal do órgão.

grupoPara o professor de Língua Portuguesa e Produção Textual, Cláudio Gonçalves, o programa Casa Aberta estabelece a relação escola, educação e estudante, permitindo que a sociedade entenda o papel dessa instituição centenária. “Tivemos a possibilidade de ter a teoria aliada à prática. Fiquei impressionado com as publicações e, com certeza, vamos trabalhar com esse material, buscando desenvolver outras competências”.

O Programa Casa Aberta é desenvolvido pelo TCE/BA por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e tem o objetivo de aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.

mpcDEPOIMENTOS

“O TCE é algo novo para todos nós. A atuação desse órgão é muito importante para a sociedade. Os servidores daqui têm uma missão fundamental para que o cidadão seja atendido na ponta. Gostei muito da parte que envolve tecnologia e como esse processo modernizou o Tribunal”.
Bárbara Victoria dos Santos Pereira, 17 anos, 2º ano.

“Entendi que a instituição fiscaliza o dinheiro público. Depois desse conteúdo, saio com um olhar mais atento e já posso fazer a minha parte na minha escola ou no meu bairro. Gostei muito das palestras”.
Raissa Silva dos Santos, 16 anos, 2º ano.

“O que mais me chamou a atenção é o controle exercido pelo Tribunal. Precisamos multiplicar esse conhecimento. Esse dinheiro é nosso e, portanto, é nosso dever cuidar e denunciar quando percebermos qualquer irregularidade”.
Marcela Pereira Nunes, 18 anos, 3º ano.