WhatsApp Image 2019 08 29 at 11.58.21A segunda edição do Projeto Casa Aberta Itinerante, que ocorreu na manhã desta quinta-feirta (29.08), contou com a participação de 77 estudantes do ensino médio técnico do Colégio Estadual de Educação Luiz Navarro de Britto, no bairro da Liberdade. O projeto Casa Aberta, que normalmente recebe as comunidades estudantil e acadêmica na sede do TCE/BA, foi a campo e visitou a comunidade estudantil da Liberdade.

Com o objetivo de aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil, além de formar cidadãos conscientes, aptos a exercer o controle social, a Escola de Contas Cons. José Borba Pedreira Lapa (ECPL) promoveu uma aula de cidadania que buscou debater assuntos que vão desde a gestão pública até o controle social e a cidadania.

A assessora da ECPL Iris Célia Azevedo Azi coordenou uma dinâmica de integração baseada em perguntas e respostas, exercício que animou os alunos e a todos os que participaram da vivência. A partir da apresentação de conceitos e definições, os jovens interagiam levantando placas e puderam refletir sobre a participação cidadã no controle da gestão pública.

WhatsApp Image 2019 08 29 at 10.06.31
WhatsApp Image 2019 08 29 at 10.31.44

Durante a explanção, o auditor estadual de controle externo junto à Ouvidoria, Juvenal Alves Costa, mostrou aos estudantes e professores como acessar os canais de comunicação do TCE/BA para fazer uma denúncia ao tomarem conhecimento de desvios de recursos públicos estaduais. E forneceu os canais de comunicação do Tribunal, visando ao encaminhamento de manifestações à Ouvidoria para as devidas providências. Foram divulgados ainda o canal do WhatsApp (71) 99902-0166 e o telefone 0800 284 3115.

Os estudantes assitiram ainda ao vídeo “Educação é da Nossa Conta”, que oferece aos cidadãos informações sobre o Plano Nacional de Educação e descreve o cenário da educação na Bahia e no Brasil. O vídeo pode ser utilizado como material pedagógico por qualquer cidadão e está disponível no www.tce.ba.gov.br.

Em seguida, o gerente de auditoria Israel Santos de Jesus explicou o trabalho realizado in loco pelos auditores. O chefe de gabinete do MPC, Mário dos Santos Silva, mostrou como o cidadão pode ajudar o MPC a exercer o seu papel, evidenciando o objetivo principal do órgão.

DEPOIMENTOS

"A palestra foi bem produtiva e pode esclarecer muitas dúvidas, além de explicar sobre a atuação e o desdobramento desse trabalho tão importante para que os nossos impostos sejam aplicados corretamente".

Grecian Lima da Fonseca - estudante do 4º ano de ADM

"Espero que mais visitas como essa aconteçam com a finalidade de aproximar o cidadão da instituição. Precisamos exercer efetivamente o controle social".

Maurício Camargo de Jesus Braga - estudante do 4º de Logística

"A palestra foi além da expectativa. Com uma metodologia bem interativa, vocês envolveram os alunos e promoveram uma reflexão sobre o papel de cada um na sociedade".

Maria Luiza da Silva Barbosa - professora do curso de Secretariado e Gestão de Documentos e de Pessoas