Alunos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Bahia (FIB) tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde de quinta-feira (14.09), o trabalho desenvolvido pela Corte de Contas baiana, que visa à aproximação com a sociedade e a comunidade estudantil em mais uma edição do Projeto Casa Aberta desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). Os 59 estudantes, do 8° ao 10° semestre, estavam acompanhados pelo professor Fábio Figueredo, do Núcleo de Prática Jurídica.
Os estudantes foram recepcionados pela servidora Cristiane Vasconcelos, coordenadora do Casa Aberta, na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), que falou sobre a relevância do controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, para coibir os desvios dos recursos públicos.
A turma conheceu ainda detalhes do funcionamento do TCE/BA, além de suas competências e atribuições, ao assistir ao vídeo institucional “TCE mais perto de Você”. Em seguida, os universitários acompanharam a sessão plenária, onde receberam as boas-vindas do conselheiro-presidente, Inaldo da Paixão Santos Araújo. “Agradeço a presença de todos, aproveitem para conhecer as ações dessa Casa de Contas, que é de todos vocês”, disse o conselheiro-presidente.
Após a sessão plenária, o ouvidor adjunto do TCE/BA, Paulo Figueiredo, orientou os estudantes a cobrarem mais dos gestores públicos a boa aplicação dos recursos e falou sobre o trabalho que é feito nos projetos Caravana da Ouvidoria e Ouvidoria vai à Escola, destacando o compromisso do TCE/BA em cumprir o objetivo estratégico de aproximação com a sociedade.
Alguns deles receberam, mediante sorteio, exemplares da "Versão Cidadã do Parecer Prévio sobre as Contas de Governo do Chefe do Poder Executivo em 2014", elaborada pela equipe do gabinete da conselheira Carolina Costa, do "Parecer Prévio sobre as contas do chefe do Poder Executivo relativo ao exercício de 2016", elaborado pelo gabinete do conselheiro-relator das contas, Marcus Presídio, e da nova edição do livro Caminho de Contas.
DEPOIMENTOS
“Conhecer o Tribunal de Contas do Estado foi uma experiência bastante enriquecedora. Aqui eu pude ver e aprender um pouco de coisas que verei durante toda a minha caminhada profissional. Foi uma tarde de muito aprendizado. O Direito é amplo, então a pessoa precisa conhecer todas as etapas e processos”.
Mariana Silva, 8° semestre.
“Para quem está seguindo a carreira jurídica, uma visita ao TCE/BA é algo que agrega muito conhecimento, porque nos permite ter um contato real com situações que vamos vivenciar em nosso dia a dia futuramente”.
Gabriela Vilas Boas, 8° semestre.
“Tudo foi interessante nessa tarde. A conversa que nós tivemos, acompanhar a sessão plenária e conhecer a estrutura do TCE/BA. Saber como ocorrem os julgamentos da Casa de Contas do Estado é algo que muitas pessoas desconhecem, então é uma experiência muito importante, principalmente para um estudante de Direito”.
Tatiana Sampaio, 9° semestre.