“Não ficarei tão só no campo da arte, e, ânimo firme, sobranceiro e forte, tudo farei por ti para exaltar-te, serenamente, alheio à própria sorte. Para que um dia eu possa contemplar-te dominadora, em férvido transporte, direi que és bela e pura em toda parte, por maior risco em que essa audácia importe...”. Ao declamar a poesia Liberdade, de autoria de um dos maiores representantes da luta contra a ditadura militar no Brasil, Carlos Marighella, o diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), conselheiro Inaldo Araújo, deu as boas-vindas, nesta quinta-feira (2.06), aos 32 alunos do 1º, 3º e do curso técnico de Administração de Empresas do Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, que participaram dessa edição do Programa Casa Aberta.
Na sequência, o diretor da ECPL saudou o grupo e contou o caminho percorrido desde os primeiros estudos, na escola pública, até a conquista do primeiro emprego. “Naquela época, eu não tinha conhecimento sobre o que se passava no nosso país. Eu só tomei pé da situação quando estava saindo da faculdade. Por isso eu digo: leiam, estudem. A vida nos oferece várias portas, compete a vocês abrirem a porta e traçarem a sua jornada. Continuem estudando e dando o melhor de vocês, pois a educação é o único caminho para alcançar nossos objetivos”.
Acompanhados dos professores Jonatan Lima Ferreira e Ludmilson Santos, os jovens assistiram a parte da sessão plenária do Tribunal, durante a qual o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, deu-lhes as boas-vindas. “É uma honra receber a turma de alunos do Colégio Carlos Marighella. As portas da nossa casa estarão sempre abertas. Aproveitem”.
Na avaliação do professor de Administração, Jonatan Lima Ferreira, o projeto Casa Aberta permite aliar teoria e prática, além de fomentar o conhecimento entre os estudantes. “Eles conseguem visualizar a aplicação de disciplinas a partir das funções desempenhadas pelo Tribunal de Contas, a exemplo de Contabilidade, aspectos administrativos e noções básicas de sistemas de informação. Hoje eles saem com uma visão mais ampla e crítica. Essa vivência só fortalece o diálogo com a comunidade estudantil”, avaliou.
Após a sessão, os estudantes conheceram o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria, Ministério Público de Contas, 5ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE) e tiveram a chance de conhecer as tecnologias usadas pela Corte de Contas baiana no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), durante palestras realizadas na sala de treinamento da ECPL.
DEPOIMENTOS
“A visita ao TCE/BA foi muito boa e ampliou meus conhecimentos sobre a gestão de recursos públicos. A parte de que mais gostei foi quando acompanhamos o julgamento. O debate entre os conselheiros, os diferentes pontos de vista apresentados nos deram uma ideia de como as contas públicas são julgadas”.
Rafael Barreto Mota, 20 anos, estudante do curso técnico de ADM.
“Todas as informações passadas pelos servidores do TCE superaram minhas expectativas, mesmo já conhecendo esse órgão. Não imaginava que a Ouvidoria daqui poderia tratar e encaminhar questões referentes a outras secretarias. E não sabia que esse Tribunal fiscalizava a aplicação de recursos de secretarias estaduais. O saldo foi extremamente positivo”.
Adriana Reis, 48 anos, estudante do curso técnico de ADM.
“A experiência de hoje vai influenciar meu comportamento como cidadã. Estarei mais vigilante ao que acontece na minha escola e no meu bairro. Vou transmitir para o máximo de pessoas as informações e os canais de comunicação da Ouvidoria”.
Rafaela Souza, 20 anos, estudante do curso técnico de ADM.