IMG 3402Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães da Fazenda Grande do Retiro participaram, nesta terça-feira (24.04), da 5ª edição do Projeto Casa Aberta em 2018. A visita teve o objetivo de fortalecer os laços entre a Casa de Controle e a comunidade estudantil. Na oportunidade, 41 alunos do 3º ano do ensino médio foram selecionados pelos professores para conhecerem o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Acompanhados pela diretora adjunta da ECPL, Denilze Sacramento, e pela assessora da ECPL, Cristiane Vasconcelos, eles iniciaram a visita no Gabinete da Conselheira Carolina Costa, onde receberam instruções para "persistirem nos estudos e se posicionarem corretamente quando identicarem qualquer tipo de irregularidade.

"O futuro está nas mãos das novas gerações. Nós julgamos o dia-a-dia de vocês; as contas das Secretarias de Segurança, de Saúde, de Educação, do Planejamento etc. Mas é necessário que vocês povoem e tomem conta desse espaço", afirmou a conselheira, encorajando a participação dos estudantes nas atividades do TCE/BA.

IMG 3413Em seguida, os estudantes acompanharam a sessão plenária. Depois da sessão, no foyer do Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, tiveram a oportunidade de ouvir os conselhos do presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, que reforçou a importância da participação de todos para o efetivo controle social. "Que essa participação não se resuma apenas a visitação que acontece hoje, que possa se estender com o controle social. Essa ajuda é necessária para que o Tribunal possa cumprir a nossa missão, de fazer o trabalho de fiscalização com qualidade e eficiência", incentivou. 

Ao final, os alunos seguiram para a sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), onde assistiram ao video "O TCE mais perto de você", e finalizaram a visita com as palestras da ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, e do coordenador da 5ª coordenadoria, José Luís Galvão Pinto Bonfim.

IMG 3439DEPOIMENTOS
"Essa experiência está sendo muito importante para todos os meus colegas presentes aqui hoje. Foi uma oportunidade que conquistamos, já que fomos escolhidos rigidamente para essa visita ao Tribunal. Sinto-me bastante privilegiada, já que meu objetivo é cursar contabilidade."
Ellen Monique, aluna do 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães 

"A visita foi muito bem organizada e extremamente agregadora para nós, alunos, especialmente aqueles que pensam em seguir na área do Direito ou outros cursos que sejam associados ao papel do Tribunal de Contas."
Alana Stuart, aluna do 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e estagiária do TCE

"O Projeto Casa Aberta nasceu no ano de 2016 em consonância com o planejamento estratégico, em forma de uma ação pedagógica séria, oferecendo visitações estruturadas, com o objetivo de estimular o controle social da sociedade baiana. Felizmente, no ano de 2018, estamos recebendo visitas de escolas públicas e, em breve, as faculdades privadas também se farão presentes."
Cristiane Vasconcelos, assessora da ECPL