CasaAberta 05dez19 TurmaDireitolLei de Acesso à Informação, julgamento de contas, história do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, auditorias e o papel desempenhado pelos setores e servidores da corte de contas foram alguns dos aspectos abordados durante a edição do Projeto Casa Aberta desta quinta-feira (05.12), que acolheu estudantes do 6º e 8º semestre da Faculdade Baiana de Direito. A turma foi formada por alunos do secretário-geral Luciano Chaves, professor de Direito Administrativo.

CasaAberta 05dez19 LucianoLuciano Chaves deu as boas-vindas aos alunos na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), junto à servidora da ECPL Iris Azi, que orientou uma dinâmica informativa a respeito do TCE/BA e apresentou aos estudantes o vídeo institucional "O TCE mais perto de você".

CasaAberta 05dez19 JuvenalCom o objetivo de conhecer mais sobre o processo de julgamento de contas, os jovens tiveram a oportunidade de assistir à sessão plenária e, em seguida, retornaram à sala de treinamento da ECPL para ouvirem as palestras do chefe de gabinete do MPC, Mário dos Santos Silva, da servidora do Ministério Público de Contas da Bahia (MPC-BA), Marcela Teixeira e do auditor de controle externo junto à Ouvidoria, Juvenal Alves Costa.

Na visão do secretário-geral, Luciano Chaves, os Tribunais de Contas precisam diminuir a distância da sociedade, ampliando suas formas de contato e de aproximação, principalmente com os jovens estudantes, futuros profissionais e formadores de opinião. “Hoje tivemos a oportunidade de receber a turma do 6º semestre da Faculdade Baiana de Direito, trazendo os estudantes para conhecer um pouco mais deste nosso importante órgão republicano de controle da Administração Pública, justamente o último tema trabalhado em sala de aula. Os acadêmicos de direito precisam conhecer mais os Tribunais de Contas, até mesmo para começarem a desejar ingressar nas carreiras de auditoria e de parquet de contas, como muitos já desejam se tornar juízes ou promotores de justiça", disse o secretário-geral.

DEPOIMENTOS

“Participar do Projeto Casa Aberta foi uma experiência muito engrandecedora. Pude aprender vários aspectos importantes do TCE/BA, sobre as funções dos auditores, das secretarias e até a respeito do procedimento utilizado como forma de fiscalização de obras públicas, dentre outros. Antes, a minha visão era a de que o Tribunal era um órgão muito fechado, porém hoje tive a oportunidade de conhecer um Tribunal muito aberto e interessado em informar a sociedade”
Carolina Oliveira Atta Viena – Aluna do 8º semestre da Faculdade Baiana de Direito

“Hoje tive o prazer de presenciar, por meio do Projeto Casa Aberta, como funciona o trabalho desenvolvido pelo TCE/BA. Recebi uma grande aula, teórica e prática, sobre como funciona cada detalhe deste órgão, que é totalmente autônomo e que se preza a contribuir para a sociedade e a fiscalizar as contas dos gestores públicos em todos os seus seguimentos”