Representantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estácio de Sá participaram, nesta terça-feira (23.10), do programa Casa Aberta, que visa estreitar o relacionamento do TCE/BA com a comunidade educacional, além de apresentar o trabalho da Casa de Controle com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento de estudantes e professores das instituições de ensino. O grupo, formado pelo professor-mestre Luiz Henrique Santana Pinto, orientador do Núcleo de Práticas Contábeis; da professora Andréia Santos da Silva e do aluno Antônio José Santos Santos, foi recebido pela professora Cristiane Mary Vasconcelos Silva, assistente adjunta da ECPL.
Num primeiro momento, os visitantes conheceram o gabinete do conselheiro-ouvidor do TCE/BA, João Evilásio Bonfim, que destacou o empenho dos servidores da Casa em prol do bom controle, o que tem contribuído com a disseminação de conhecimentos do programa Casa Aberta. “O Tribunal de Contas do Estado da Bahia está imbuído do propósito de trabalhar com transparência, fazendo com que a sociedade seja uma aliada na fiscalização dos recursos públicos. Nesse quesito, os servidores da Casa, que são um exemplo de dedicação e empenho, têm contribuído com a missão de levar à sociedade conhecimentos específicos de suas áreas, o que muito fortalece os programas como o Casa Aberta”, disse o conselheiro João Bonfim.
Enquanto conduzia os visitantes aos diversos setores do TCE/BA, a professora Cristiane Vasconcelos explicou a preocupação da equipe de servidores da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e de toda a Corte de Contas na missão diária de qualificar servidores e cidadãos com a finalidade do exercício do controle social. “Temos o privilégio de trabalhar com servidores muito qualificados em todas as áreas do Tribunal, e o entusiasmo de todos é a essência do trabalho em educação na transformação da vida dos cidadãos. A Escola de Contas acredita nessa filosofia e por isso o Casa Aberta tem dado tão certo. Por abrir as portas à comunidade estudantil”, ressaltou a assistente adjunta da ECPL.
Durante a visita, o grupo da Estácio de Sá conheceu ainda as áreas de Comunicação Social (Ascom), o Cedasc e a Ouvidoria do TCE/BA. Os visitantes elogiaram a qualidade do material institucional produzido pelo TCE/BA, a exemplo das cartilhas “Heróis da cidadania conhecem o TCE/BA”, “Você no Controle”, “O TCE/BA quer ouvir você” e o mapa “CAB em seu bolso”.