saladetreinamentoCom um intervalo devido às férias escolares do meio do ano, o Projeto Casa Aberta retornou os trabalhos, nesta quinta-feira (02.08), recebendo 51 alunos do Colégio Estadual Rotary, localizado na Ladeira do Abaeté, no bairro de Itapuã. O projeto, criado há quatro anos pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), tem como objetivo aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.

Os estudantes do 1º, 2º e 3º ano foram recepcionados pela assistente da ECPL Cristiane Mary Vasconcelos Silva, na sala de treinamento, de onde seguiram para o plenário para acompanhar as decisões dos sete conselheiros.

Após a sessão plenária, os alunos fizeram uma pausa no foyer para ouvirem um pouco sobre a história do Tribunal e conhecerem o Projeto. "O Casa Aberta é um evento que engloba uma diversidade fantástica de faixa etária, e que tem o diferencial de possibilitar visitas técnicas também às escolas públicas. É uma ação que possibilita o diálogo dos cidadãos com os órgãos de controle, o que é fundamental na construção de uma sociedade mais justa", afirmou a representante da ECPL.

galizasacolas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, os visitantes conheceram o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc) e puderam aprender sobre a unidade onde está hospedada toda informação que é utilizada na prestação de contas do estado. Depois do Cedasc, os alunos retornaram para sala de treinamento, assistiram ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e receberam uma aula completa sobre os diferentes tipos de controle: interno, externo e social do auditor estadual de controle externo, Juvenal Alves Costa.

A aluna do 1º ano do ensino médio, Claudiane Dias, confessou que não sabia da existência do TCE/BA antes da visita. "Gosto muito de advocacia e desde quando a professora anunciou esse evento me interessei. Está sendo muito importante para mim essa oportunidade de aprendizado", revelou.

Ao final da visita,  os visitantes receberam mochilas estilizadas, três sumários técnicos e os livros "Caminho de Contas" e "Uma Breve História do Controle".