WhatsApp Image 2020 02 17 at 11.17.04 2O Comitê de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizou sua 134ª reunião ordinária na manhã desta segunda-feira (17.02), com a presença do conselheiro-presidente Gildásio Penedo Filho, do superintendente técnico, José Raimundo Bastos Aguiar, coordenadores de controle externo, coordenadores de gabinetes de conselheiros, gerentes e líderes de auditoria e auditores, com o propósito de discutir a sistemática de Controle e de Garantia da Qualidade das Auditorias.

Instituído em 2000, o Comitê de Auditoria é um fórum permanente de articulação entre as Coordenadorias de Controle Externo, com vistas ao aperfeiçoamento das ações de planejamento e execução dos trabalhos auditoriais.

IMG 3990Nesta reunião ordinária, dentre outros temas, foi debatida a implantação e a importância do Controle e Garantia da Qualidade das auditorias, institucionalizados pela Resolução nº 46/2019. Ademais, as regras contidas no Manual da Controle e da Garantia da Qualidade, aprovado pelo Ato do Presidente No 259/2019, também foram explicadas e debatidas entre os presentes.

Essa nova proposta de Sistemática de Controle de Qualidade das Auditorias visa suprir a necessidade de garantir a qualidade dos trabalhos auditoriais do TCE/BA, conforme princípios e normas aplicáveis ao controle externo, além de atender aos critérios dispostos no Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil – Marco de Medição e Desempenho (QATC/MMD-TC).

IMG 3995Na oportunidade, foi acertado um novo encontro específico para que os auditores possam fazer contribuições e solicitações de melhorias relacionadas ao novo Manual apresentado.