ComiteEducacaoIRB out19 PortalEm sessão plenária ocorrida no dia 29.10 (terça-feira), a conselheira Carolina Costa, responsável pela coordenação do projeto Educação é da Nossa Conta, relatou a experiência vivenciada durante visita ao município de Sobral, no Ceará, nos dias 24 e 25 de outubro, com o objetivo de conhecer os avanços das ações voltadas à educação naquele município. Participaram dos trabalhos servidores dos Tribunais que integram o Comitê de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB): TCs da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A comissão foi recebida pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que creditou o sucesso da política educacional a 23 anos de muito trabalho, pesquisa, empenho e determinação de todos os profissionais do município. O trabalho foi iniciado a partir do diagnóstico censitário realizado no final da educação fundamental, cujo resultado demonstrou que as crianças não sabiam ler. Diante desse quadro precário, ficou estabelecido o prazo de cinco anos para acabar com o problema.

Também foi estabelecido o prazo de oito anos para acabar com o problema da distorção idade-série. De acordo com o relato da conselheira Carolina Costa, esse é um problema que impacta diretamente na evasão escolar. Hoje, Sobral ostenta índice menor que 1%. Ainda assim, a preocupação com a evasão tem sido foco de diversas ações do município, tendo identificado que os menores infratores guardam como característica comum, entre outras questões, a evasão escolar. Nesse sentido, Sobral compôs uma equipe destinada a buscar os jovens que se evadiram, os quais são classificados por grau de vulnerabilidade, sendo assistidos e acompanhados por ações intersetoriais da Secretaria da Administração Municipal.

ComiteEducacaoIRB2 out19 PortalO Comitê conheceu ainda as experiências exitosas na Escola Municipal Edgar Linhares, especializada na Educação Fundamental II; da Escola José da Matta e Silva, que atende do 1º ao 5º ano, da Casa da Avaliação Externa, órgão vinculado à Secretaria de Educação, e da Escola de Formação dos Professores.

A conselheira Carolina Costa enfatizou que, para muito além da atividade profissional, a "Experiência Sobral" nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade, sobre o verdadeiro conceito de dignidade da pessoa humana, sobre a possibilidade de transformar o status quo de nossa realidade.

“Sobral nos ensina que uma educação pensada, refletida, planejada e avaliada é plenamente possível. A mudança é trabalhosa e demorada, mas é possível. Nessa quadra da história, acredito sinceramente na força de indução dos Tribunais de Contas para nos apresentarmos como a centelha da transformação necessária. Agradeço a generosa acolhida dos colegas e já amigos do TCE/CE. A hospitalidade, a gentileza e a afetuosidade dos cearenses foram uma lição à parte. Também agradeço ao presidente Gildásio pelo apoio incondicional ao Projeto Educação é da Nossa Conta e às diversas tarefas do Comitê Técnico de Educação do IRB”, disse a conselheira.