Com a presença de autoridades, familiares e muitos amigos, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (16.09), no Cemitério Jardim da Saudade, a solenidade de cremação do corpo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Pedro Henrique Lino de Souza. A solenidade aconteceu às 11h30 e foi antecedida da celebração de uma missa de corpo presente, sendo os dois atos marcados por muita emoção.
Compareceram aos atos fúnebres o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, e os demais conselheiros da Corte de Contas, Antonio Honorato de Castro Neto (vice-presidente), Gildásio Penedo Filho (corregedor), Carolina Matos, Inaldo da Paixão Santos Araújo e João Evilásio Bonfim. Também estiveram presentes, entre outros, o ex-governador Paulo Souto, o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Francisco Neto de Carvalho, conselheiros e ex-conselheiros das duas cortes de contas, servidores e dois ex-presidentes do TCE/BA, Manoel Castro e Zilton Rocha.
Decano da Corte de Contas, o conselheiro faleceu na manhã do último domingo (15.09), em sua residência. Ele deixa viúva, Márcia Bastos, a filha, Raquel, e uma neta. Durante o velório, amigos e parentes se confraternizaram, relembrando momentos da vida de Pedro Lino e lamentando a perda que sua morte representa para o TCE/BA e para a sociedade baiana.
Durante a cerimonia de cremação, se pronunciaram, em despedidas emocionadas, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, a conselheira Carolina Matos e José de Jesus, motorista do Tribunal de Contas que acompanhou o conselheiro Pedro Lino por mais de três décadas. Todos com falas nas quais procuraram confortar a família, mas principalmente lembrando momentos em que conviveram com Pedro Lino, destacando sempre sua inteligência, generosidade e honestidade, e lamentando muito a perda que sua morte representa.
VEJA, ABAIXO, DEPOIMENTOS DOS CONSELHEIROS DO TCE/BA
“É com imensa tristeza que eu recebi a notícia ontem do falecimento de meu amigo, meu colega de bancada, que tanto nos orgulha fazer parte do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Para se ter ideia, ele completou 25 anos de TCE este ano de 2024 e com certeza iria até novembro de 2025 quando iria se aposentar aos 75 anos. Para nós, foi uma surpresa muito grande, uma surpresa infelizmente negativa e deixa no Tribunal de Contas uma saudade, uma responsabilidade muito grande no sentido de desempenhar como ele desempenhava suas funções, com muito orgulho. Um conselheiro muito combativo, um conselheiro que defendia as suas opiniões e era muito respeitado. Nos orgulha a história de Pedro Lino dentro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Perde o Tribunal, perde a sociedade baiana”.
CONSELHEIRO MARCUS PRESIDIO, CONSELHEIRO PRESIDENTE
“Eu convivi com ele antes e depois do seu ingresso no TCE. Ele era um homem que defendia o que pensava com muito vigor. Claro que, ao longo desse tempo, nós discordamos muito, às vezes concordamos, mas isso é da vida. Natural. Por isso que tem que haver um respeito. Já tivemos um período que realmente nos atritamos, mais por ele, pelo temperamento dele. Mas depois fizemos as pazes, ele me procurou e já no fim conviviamos muito bem. Lamento muito sua morte, pois ele era muito competente, defendia o que pensava mesmo. É lamentável a sua morte também porque ainda tinha muito tempo, ele é mais novo que eu, três meses. É uma grande perda, não tenha dúvida, uma grande perda para o tribunal. Deu grandes contribuições, portanto, eu tenho que lamentar muito e vim aqui dar um abraço para a família e trazer também minhas condolências para a equipe do gabinete dele. O tribunal está realmente de luto”.
CONSELHEIRO ANTONIO HONORATO DE CASTRO NETO, VICE-PRESIDENTE
“Sinto muita tristeza por essa perda, para o Tribunal e para a sociedade. Sem dúvida, a lacuna que o conselheiro Pedro Lino deixará é muito grande. Pedro sempre foi um conselheiro muito cioso das suas responsabilidades e de muita capacidade, professor de direito financeiro. Então, de modo que vai ser uma perda importante para o Tribunal, sobretudo nas suas contribuições, seus votos. Ele deixar, para sempre, um espaço e uma marca indelével ao longo da história do Tribunal”.
CONSELHEIRO GILDÁSIO PENEDO FILHO, CORREGEDOR
"Meu caro amigo, você se foi cedo demais e tudo em mim é tristeza. Perder alguém tão especial é uma dor imensurável.Você me deixou lindas e preciosas lições além de valorosas lembranças que construímos juntos e que pautarão a minha vida e carreira. Foi uma honra contar com sua amizade e compartilhar do seu carinho. Que Deus e a lembrança do amor compartilhado possam trazer algum conforto, paz e serenidade ao coração da sua família e amigos neste momento difícil. Estou aqui para oferecer todo o meu apoio. Com os mais profundos sentimentos".
CONSELHEIRA CAROLINA MATOS, PRESIDENTE DA 1ª CÂMARA
“São 38 anos de convivência, de amizade, já que somos oriundos do mesmo concurso público, há quase 40 anos. E o conselheiro Pedro Lino, seguiu sua trilha, sempre com dedicação, sempre com compromisso, sempre lutando por seus ideais. Eu entendo que, com esta perda, o tribunal sentirá muito, até porque ele era um homem de posições firmes e acreditava naquilo que defendia, e também uma perda para a Bahia, porque quanto mais plural for um órgão colegiado, melhor para o controle. Além do mais, ele era um conselheiro da carreira dos auditores. Então, digamos que, de fato, não tem como mensurar o que a gente está passando nesse momento. Ao longo da nossa convivência tivemos algumas discussões, mas ele sempre me tratou com a maior seriedade, com tranquilidade. E, de fato, eu gostava muito dele e de todos aqueles que o cercavam. Dona Carmen, seu Zé de Jesus e todos os outros servidores. Então, são pessoas que eu vejo que, de fato, podem dizer com mais propriedade quem foi, quem é e quem será sempre o conselheiro Pedro Lino”.
CONSELHEIRO INALDO DA PAIXÃO SANTOS ARAÚJO, DIRETOR DA ESCOLA DE CONTAS CONSELHEIRO JOSÉ BORBA PEDREIRA LAPA
“É um momento de lamentar. E lamentar muito. A perda, de certa forma, precoce desse conselheiro que, não tenho dúvida nenhuma, é uma referência de trabalho, de competência, de dignidade, e que me honrou muito, muito mesmo, conviver com ele nesse período, com quem aprendi muitas coisas, e eu sei que vai deixar muitos ensinamentos. É um conselheiro que deixa uma marca forte no Tribunal de Contas pela origem, a sua origem no Tribunal de Contas, no quadro de auditores. E que fez uma trajetória de vida, de política, sempre pautada na honra, na dignidade e que encerra agora realmente com chave de ouro. Eu, particularmente, vou me ressentir muito da sua ausência, mas espero que o tempo possa resgatar a memória desse conselheiro que tanto fez pelo Tribunal de Contas”.
CONSELHEIRO JOÃO EVILÁSIO BONFIM, PRESIDENTE DA 2ª CÂMARA
NOTA DE PESAR
A Associação dos Auditores Estaduais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (AudTCE/BA) divulgou a seguinte nota de pesar, em homenagem ao conselheiro Pedro Henrique Lino, assinada pelo seu presidente:
“Venho expressar, em nome da AudTCE/BA, que representa os Auditores Estaduais de Controle Externo do nosso TCE, o sentimento de pesar pelo falecimento do Conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, figura notável da nossa Casa, com relevantes serviços prestados ao controle externo, durante quase 40 anos de dedicação à vida pública, em que desempenhou diversas funções, sempre de forma destacada, abrilhantando, em todas elas, esta Corte de Contas, em que Sua Excelência foi auditor concursado, assessor jurídico e conselheiro, marcando a sua trajetória profissional neste Tribunal pela sua postura técnica e pela independência dos seus posicionamentos, assumidos, invariavelmente, com destemor, altivez e espírito público.
Portanto, nos solidarizamos com a dor dos familiares, amigos e colaboradores do Conselheiro Pedro Henrique e nos associamos ao luto pela sua perda, rogando à Providência divina que o acolha e guie os seus caminhos nas esferas espirituais.
Adhemar Bento Gomes Filho.
Presidente da AudTCE/BA”.