Card TiCianEO Sistema de Observação das Contas Públicas (Mirante) incorporou, em sua nova versão, a tecnologia Inteligência Artificial (IA), através do desenvolvimento e integração da assistente virtual TiCianE. É um robô, disponibilizado na página do menu principal do Mirante, treinado para responder a perguntas relacionadas aos recursos funcionais do Sistema e sobre a própria assistente virtual, além das seguintes funcionalidades específicas:

  • Relatório de Licitação;
  • Contrato;
  • Trilha de auditoria Concorrentes com sócio em comum na mesma licitação;
  • Trilha de Auditoria Fracionamento Através de Dispensa; e
  • Matriz de Risco de Pessoa Jurídica Ponderada.

O usuário do Sistema pode, por exemplo, perguntar a TiCianE sobre o que ela sabe, sendo apresentada uma relação de funcionalidades e conteúdos associados disponíveis. Ao informar uma funcionalidade de interesse, o usuário pode perguntar questões específicas e obter respostas sobre como acessá-la, seu objetivo, regras de negócio, origem dos dados, bases de dados envolvidas, período de disponibilidade e atualização dos dados, o que fazer com os indícios apontados nas trilhas de auditoria, entre outras.

As indagações a TiCianE podem ser feitas por digitação de texto ou por voz, devendo ser habilitado no primeiro uso a permissão para acesso ao microfone do computador. A nova assistente virtual foi concebida após observação das demandas dos usuários em saber se algum conteúdo estaria ou não disponível no sistema Mirante e, principalmente, onde encontrá-lo. Tal dificuldade se justifica pelo aumento progressivo de funcionalidades e novos recursos disponibilizados no sistema.

Assim, TiCianE conduz o usuário à funcionalidade do seu interesse, mesmo que ele não saiba exatamente em que módulo do sistema ela está disponibilizada, além de prover informações específicas sobre sua concepção, dados e regras de negócio utilizadas. O processo de aprendizado do robô será contínuo. Desse modo, perguntas realizadas sobre assunto que ela ainda não possua domínio serão armazenadas e utilizadas na priorização dos novos conhecimentos a serem incorporados.

O nome da assistente virtual TiCianE foi assim escolhido por conter as letras TCE, além das letras IA, associadas à expressão “Inteligência Artificial”.