IMG 20221116 125203 710 x 476 pixelConselheiros dos Tribunais de Contas que atuam diretamente com projetos de fiscalização na área da educação se reuniram, nesta manhã, para discutir e definir estratégias visando à melhoria da educação no país. A atividade faz parte da programação do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que ocorre até sexta-feira (18.11) no Rio de Janeiro e seu principal objetivo é fortalecer e dar visibilidade os projetos desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa.

A conselheira Carolina Matos, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que coordena o projeto Educação é da Nossa Conta, sublinhou a importância de um encontro com atores tão importantes para o controle dos recursos voltados à área da educação: “O saudoso mestre Darcy Ribeiro disse que a crise da educação no Brasil não é uma crise, e sim um projeto. É muito importante estarmos reunidos aqui para trocar experiências e discutir ações que possam mudar essa realidade”, disse a conselheira.

BOA GESTÃO

O VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC), aberto nesta quarta-feira, tem como tema central “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. Durante o evento serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas e interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo.

As atividades são promovidas pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC, com o apoio do Tribunal de Contas do Mato Grosso. O encontro tem como patrocinadores o Sebrae, a CNI e o BID.