A conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) Carolina Matos esteve no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) para o lançamento do Programa de Equidade, Diversidade e Cidadania. O evento de lançamento aconteceu no auditório do TCE/RN, no dia 30 de setembro de 2024, com a presença de juristas, servidores públicos e representantes da sociedade civil.
O programa aborda temas como marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade e as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência e neurodivergentes. Além disso, visa proporcionar conhecimento sobre as relações de gênero e sexualidade; disseminar conteúdo sobre o racismo e práticas antirracistas e habilitar servidores do TCE/BA e órgãos jurisdicionados em métodos para a promoção de práticas inclusivas direcionadas a pessoas com deficiência e também os neurodivergentes no cotidiano de trabalho.
Carolina Matos destaca a importância da iniciativa e o impacto positivo que o programa poderá ter não apenas no TCE/RN, mas em Tribunais de Contas de todo o Brasil. “O Programa de Equidade, Diversidade e Cidadania é um passo fundamental para ampliarmos os debates e criarmos ambientes de trabalho mais justos e inclusivos. A promoção da diversidade e da equidade precisa estar no centro das nossas ações, e esse programa se apresenta como uma poderosa ferramenta para construir uma administração pública mais comprometida com os direitos de todos”, afirmou.
Além da conselheira Carolina Matos, o evento contou com a participação da conselheira Suzana Azevedo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero da Atricon, e Rocelly Cunha, psicóloga clínica, doutora em psicologia e assistente técnica da Secretária de Comércio Exterior (Secex).
O Programa de Equidade, Diversidade e Cidadania resultará numa série de encontros a serem realizados ao longo dos próximos dois meses, atendendo servidores, gestores, jurisdicionados e o público em geral. Serão realizadas capacitações por meio de aulas expositivas dialogadas, desenvolvidas a partir de referenciais teórico-técnicos ligados aos temas abordados.