inaldo11Nesses tempos de isolamento social, as videoconferências e lives têm sido a grande alternativa para trabalhar, integrar pessoas, trocar conhecimentos e cultura. E se a "integração a distância" vem recheada de boas histórias, daquelas que servem de estímulo para o nosso crescimento, melhor ainda. E assim foi a experiência do Ciclo de Palestras Online desta quarta-feira (22.07), que teve como palestrante o conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo. A diretora-adjunta da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa, Denilze Alencar Sacramento, fez a apresentação do palestrante, que discorreu sobre o tema

"Histórias de um contador ou Um contador de Histórias". A live teve 209 inscritos.

Entre muitas e interessantes histórias, com direito a trilhas musicais, o conselheiro Inaldo Araújo descreveu a sua trajetória de vida desde a época em que, ainda menino, no Pero Vaz, sonhava em ser astronauta. Com a mente criativa no espaço, mas com os pés sempre no chão, ele sonhou ainda em ser motorista de ônibus e engenheiro químico. Entretanto, ao palmilhar o caminho, os números lhe apontaram a Contabilidade como elemento essencial da administração pública e da justiça social. Um pensamento do conselheiro-corregedor sempre corroborou essa nobre missão, desde a mais tenra idade, quando observava as construções subnormais nas comunidades da periferia de Salvador: "A nossa cidade só vai melhorar quando houver cada vez menos desigualdade", lembrava, enquanto assimilava o conselho dos pais: "Se você é pobre, você tem de estudar para vencer".

O florescer do conhecimento teve início no Centro Integrado de Educação Conselheiro Luís Viana, em Brotas, onde o mestre em Contabilidade tomou gosto pelos estudos e resolveu seguir adiante com fé e determinação. Mais tarde, surge o primeiro emprego, como ascensorista e entregador de malotes de correspondência no Banco do Nordeste. "Mas nada foi fácil. Havia dias em que eu tinha de pegar sete ônibus para trabalhar e ir à faculdade", relembra o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa.

Com lastro no conhecimento e na perseverança, o conselheiro Inaldo Araújo tornou-se professor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). E passa no concurso para auditor no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), onde atua há 23 anos. Em sua trajetória profissional, o conselheiro-corregedor do TCE/BA admite que não seguiu regras preconcebidas, mas preocupou-se em dar os 13 passos que, fundados na experiência de vida, lhe conduziram ao caminho do aperfeiçoamento.

Confira aqui as 13 regras fundamentadas na experiência do conselheiro Inaldo Araújo e assista aqui à palestra completa:

1ª regra: Tenha um objetivo!

2ª regra: Replaneje, se precisar.

3ª regra: Prepare-se arduamente.

4ª regra: Mire-se nos bons exemplos.

5ª regra: Para subir, tem que estar embaixo.

6ª regra: As pedras no caminho não são obstáculos, são desafios.

7ª regra: Às vezes, a opção é não ter opção.

8ª regra: Trabalhe, não importa no quê. Trabalhe!

9ª regra: Não esqueça a 3ª regra (prepare-se arduamente)

10ª regra: Confie nos seus pais.

11ª regra: Acredite nos bons livros.

12ª regra: Reconheça e valorize o que conquistou.

13ª regra: Ajude os outros com seu exemplo.