IMG 1073Em visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho, na tarde desta segunda-feira (09.03), o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE/ES), Rodrigo Coelho do Carmo, elogiou a realização do III Seminário Educação é da Nossa Conta, evento que acontece no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), das 9h desta terça-feira (10.03) até as 17h da quarta-feira (11.03). Ele destacou, especialmente, a coragem dos Tribunais de Contas da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios (TCM/BA) pelo enfrentamento de uma temática que classifica como “contemporânea, mas muito polêmica e difícil”.

- O tema do Seminário Educação é da Nossa Conta é extremamente contemporâneo – observou o conselheiro – mas também é polêmico, porque não há um conceito fechado sobre como atuar. E é difícil porque o Brasil já trabalhou no sentido de implementar um sistema único de educação e não conseguiu pela dificuldades que os entes federados têm para fazer o estabelecimento desse sistema único. E vai tratar de temas que unificam a responsabilidade do poder público, que é exatamente o regime de colaboração e como é que ficam as responsabilidades de cada ente federado.

O conselheiro corregedor do TCE/ES, que vai participar do Seminário educação é da Nossa Conta, ainda fez questão de destacar que, justamente em razão das dificuldades e polêmicas que cercam o tema da educação, é que considera que o TCE/BA e o TCM/BA estão trabalhando com muita coragem. “E isto precisa ser enaltecido por todos os que têm compromisso com a política de educação no Brasil”.