congresso contabilidade cons Inaldo1O vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Inaldo da Paixão Santos Araújo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), participou do 21ª Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado entre os dias 8 e 11 de setembro (segunda a quarta-feira), em Balneário Camboriú (SC), nas instalações do Expocentro Balneário Camboriú, tendo atuado como mediador do Painel “Auditoria Governamental: técnicas de auditoria financeira” no Fórum da Área Pública, e como palestrante do painel “O novo modelo mundial de Auditoria Financeira dos entes públicos proposto pela Intosai: A norma do CFC e sua aplicabilidade pelos Tribunais”.

Promovido pelo Sistema Conselho Federal de Contabilidade CFC/CRCs, o congresso, que acontece a cada quatro anos e é o maior evento do segmento contábil do País, reuniu profissionais de todo o Brasil, entre contadores, autores de trabalhos técnico-científicos, lideranças responsáveis pela condução das entidades representativas da classe contábil brasileira, além de estudantes, tendo contado com a participação de sete mil inscritos. Tendo como lema central “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, a 21ª edição do Congresso norteou os temas dos painéis e palestras com vistas a contribuir para a consolidação da participação social e política da profissão contábil.

TRANSPARÊNCIA
Representando as entidades fiscalizadoras, o conselheiro Inaldo Araújo afirmou ser uma honra poder representar o IRB e o TCE/BA no 21ª Congresso Brasileiro de Contabilidade. E acrescentou: “Sem dúvida, um momento ímpar, em que pudemos explorar as técnicas de auditoria financeira aplicadas no contexto governamental, destacando os métodos, ferramentas e melhores práticas para assegurar a transparência. Em relação à nossa área de atuação, este congresso foi especial por ter dado muita ênfase ao setor público. Parabéns ao presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, por ter tido a sensibilidade de valorizar não só a Contabilidade mas também a Auditoria Pública. De maneira que, representando o IRB e o TCE, isso muito me orgulha por poder falar sobre aquilo que gosto, faço e que acredito”.

O Congresso abriu oportunidades para a discussão da evolução da classe contábil, além de se constituir num bom momento para a troca de ideias e experiências e um palco de debates sobre procedimentos, técnicas, evolução e atualização de conhecimentos e realidade global. O propósito principal do evento, segundo os organizadores, foi o de estimular a discussões e reflexões sobre temas atuais, relevantes e tendências mundiais da contabilidade, proporcionando oportunidades de aprimoramento e crescimento. Durante o evento foi entregue a Medalha Mérito Contábil João Lyra. ao contador Antoninho Marmo Trevisan.