inaldoooDando continuidade ao treinamento dos auditores brasileiros sobre as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), durante a IV Fórum Nacional de Auditoria, realizado nos dias 1º e 02 de julho, no Rio de Janeiro, o conselheiro corregedor do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, ministrou palestra de abertura que abordou a Implantação das Normas Internacionais de Auditoria no Brasil – contexto histórico.

O conselheiro Inaldo Araújo, que também é vice-presidente de Auditoria do IRB, falou sobre a importância do uso das normas de trabalho para a evolução do controle externo no Brasil e apresentou a evolução das normas auditoriais ao longo dos anos. Inaldo reforçou a importância desses normativos para o fortalecimento e para o aprimoramento dos métodos de trabalho do controle externo, como requisitos imprescindíveis para que os trabalhos auditoriais tenham qualidade e relevância para a sociedade brasileira.

Em sua explanação, o conselheiro corregedor do TCE/BA também destacou a relevância do exercício da empatia pelo auditor, que valoriza a determinação do controle externo em buscar sempre as melhores soluções para o aprimoramento dos serviços públicos prestados à sociedade.

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o Fórum Nacional de Auditoria será realizado em cada região do país. O propósito desse ciclo de eventos é o treinamento dos auditores do país para que realizem seus trabalhos com o devido emprego das NBASP.