Conselheiro Inaldo Araújo media evento no Rio de JaneiroO vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi o mediador da reunião do Comitê de Auditoria do IRB, realizada na tarde de quarta-feira, na sala Oceania I, durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. Participou ainda da reunião o superintendente técnico do TCE/BA, auditor José Raimundo Bastos Aguiar.

Na oportunidade, foram tratados diversos assuntos, a exemplo da tradução do Manual de Auditoria Financeira do IRB, adoção das Issais traduzidas, sem convergências ou adaptações, adesão plena do TCU às NBASP, entre outros.

Em sua apresentação, o auditor de controle externo Nelson Nei Granato Neto (TCE/PR) falou da necessidade de alinhamento de várias normas de auditoria publicadas em 2015 e que se encontram desatualizadas em relação ao quadro de normas de auditoria da Intosai. E reforçou com a explicação da Norma 150, aprovada recentemente no Congresso da Intosai. "A nova norma" disse o auditor, "vai exigir alguns requisitos que os Tribunais de Contas terão de observar, como a contratação e o plano de carreira dos auditores do sistema Tribunais de Contas".