2016 12 Nota EventoUPB Destaque

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi um dos expositores, nesta quarta-feira, do painel “Transparência nas Contas Públicas Municipais/Ouvidoria”, que integrou a programação 5° Encontro de Prefeitos, no Vila Galé Marés, em Guarajuba.

Promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), o evento, que ocorre de 6 a 8.12, reúne cerca de 300 prefeitos de municípios baianos e tem como objetivo orientar os atuais e novos gestores para a transição municipal, contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder (municipal, estadual e federal).

Em sua apresentação, o presidente Inaldo Araújo destacou o papel pedagógico e fiscalizador do TCE/BA, alertando os prefeitos sobre a importância de manter equilibradas as contas públicas, fator essencial para a transparência e para a boa governança. “Ser transparente não é apenas colocar no Portal os dados da sua administração. É mostrar essas informações corretamente. Não é mostrar quanto se gasta com a folha de pessoal. É saber se, efetivamente, os servidores oferecem a sua contrapartida para a sociedade. Os cidadãos precisam saber o que nós fazemos. Quando eles nos conhecem, nós passamos a ter um antídoto contra a corrupção”, ressaltou o conselheiro-presidente.

O painel “Transparência nas Contas Públicas Municipais/Ouvidoria” contou ainda com as apresentações de Romualdo Anselmo dos Santos, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União; Ronaldo Nascimento Sant'anna, conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA); Fredson Andrade, prefeito de Mulungu do Morro, município que teve a melhor nota do Estado da Bahia no Ranking da Transparência do MPF, na 1ª avaliação. O encontro foi mediado por Isaac Cavalcante, diretor da UPB e prefeito de Juazeiro.