homenagemUma homenagem especial aos coordenadores e organizadores do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas marcou o segundo dia do grande evento, no auditório principal do Hotel Deville, em Itapuã. O Vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE/BA), elogiou o empenho de todos os que colaboraram para o sucesso do encontro, convidando a subir ao palco a chefe de gabinete Cláudia Colavolpe, o assessor especial do TCM/BA, historiador Francisco Senna; o diretor de eventos do IRB, Juraci Muniz; a assessora de eventos do IRB, Fernanda Aguiar; a mestre de cerimônias Carol Pedroso, a assistente da Gerência de Biblioteca do TCE/BA, Ane Gleide da Conceição de Araújo, e o assessor especial de gabinete André Jurkstas.

Todos receberam uma bela escultura de barro, típica da tradição religiosa dos ceramistas de Maragogipinho/BA, distrito do município de Aratuípe. As imagens foram produzidas pelas mãos de João Santana, 54 anos, mais conhecido como João Santeiro, que, com sua técnica apurada, produz estatuetas com belíssimos detalhes. Autodidata, João esculpe no barro, há muitos anos, o seu ofício de fé, que o torna um reconhecido ceramista de arte sacra. Com sua simplicidade e humildade, ele procura alegrar a todos que conhecem sua arte. “Trabalho com o barro desde os 7 anos de idade. No início eu fazia cavalinhos, sanfoneiros, objetos pequenos. Aprendi com os erros e hoje me dedico à arte sacra. As minhas criações vêm muito da observação das imagens das igrejas católicas e das esculturas greco-romanas. Tenho grande preocupação com as proporções das peças, que é o que dá mais qualidade ao trabalho. Hoje em dia também sou professor de torno. E o mais importante: eu continuo fazendo esse trabalho com muito amor”, revela João Santeiro.

Além dos servidores homenageados, imagens sacras elaboradas pelo mestre João foram ofertadas a profissionais do controle público de Portugal, Espanha, Bélgica e Argentina. Algumas peças expostas durante o Congresso foram imediatamente adquiridas por auditores de vários estados do Brasil.

Para o conselheiro Inaldo Araújo, o trabalho do ceramista traz um significado muito intenso, que remete à passagem bíblica do Gênese. Além de uma bela metáfora, diz o conselheiro, é uma arte que, assim como o controle, representa a transformação permanente. Inaldo Araújo esclarece que nunca foi um mecenas, embora goste de incentivar artistas talentosos com a divulgação dos seus trabalhos. “Quando vejo ou presenteio alguém com essas peças, sempre me vem à mente o trecho do Gênese: ‘o Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem se tornou um ser vivente’. É de uma grande beleza a arte de Deus criar o homem para que este se torne correto, justo e possa transformar o mundo com boas ações. Esta é a mensagem que trago para os organizadores deste evento que trata, na mágica Bahia, do controle e das políticas públicas. Novamente, parabenizo a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desse encontro”, disse Inaldo Araújo. No encerramento, Inaldo Araújo agradeceu a presença dos participantes e recitou um poema (clique aqui).