IMG 20230522 193057 6 x 4 polegadaO diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, conselheiro Inaldo Araújo, participou, na tarde desta segunda-feira (22.05), da abertura da 14ª edição da Semana Pedagógica de Instrutoria Interna, promovida pela Secretaria de Administração do Governo do Estado da Bahia (SAEB). Com o tema Pluralidade e Preconceito na Sala, o evento acontece até a próxima sexta-feira (26.05) na sala de treinamento da ECPL, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), trazendo conferências, painéis, oficinas e minicursos com o objetivo de atualizar os conhecimentos pedagógicos dos servidores.

Segundo a coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS-SAEB), Teca Ramos, a temática escolhida para a edição parte da preocupação em dar espaço para todas as perspectivas que circulam pela sala de aula. “A gente sempre tem algumas vozes que se sobressaem sobre outras, e nem sempre as outras pessoas têm a maturidade para estabelecer um diálogo quando essas perspectivas são diferentes. O papel do instrutor é de fato de acolher perspectivas diferentes, não necessariamente concordar com elas, mas ouvir com atenção, deixar que elas se expressem, questionar, criticar e também estimular a autocrítica por parte dos alunos”, disse Teca.

O primeiro dia da Semana Pedagógica contou com a conferência do professor do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pedro Alaim Garcia. A palestra abordou a importância da polifonia e como estabelecer diálogos diante da diversidade ideológica, religiosa e identitária presente na sala de aula.

IMG 20230522 193118 6 x 4 polegadaAinda de acordo com a titular da Coordenação de Educação Corporativa (SAEB), contar com a parceria do TCE/BA no compartilhamento do espaço da Escola de Contas para a realização do evento é fundamental, já que é um momento importante para o fortalecimento de uma rede de instrutoria. “Não é apenas um evento de capacitação, pois durante a Semana Pedagógica temos uma concentração de instrutores discutindo e refletindo sobre um determinado tema, tornando visível essa diversidade de pessoas em volta da mesma prática. É uma possibilidade de articulação entre instrutores de órgãos diferentes”, reconhece Teca Ramos.

Para o conselheiro Inaldo Araújo, receber os 90 instrutores do estado na Semana Pedagógica é uma experiência ímpar, que demonstra a relevância de atualizar os conhecimentos dos servidores públicos. “É preciso que as pessoas compartilhem o dia a dia em seu trabalho. Ainda hoje recebi o Guia de Mediadores de Aprendizagem, elaborado pela SAEB, que facilita o processo de formação e capacitação dos instrutores. Para a Escola de Contas Pedreira Lapa, estar presente em um evento dessa natureza é algo extremamente relevante”, afirmou o diretor da ECPL.

Em seu discurso de abertura, Inaldo também destacou a necessidade de aproximar a sociedade ao trabalho das instituições públicas. Na ocasião, ele entregou aos participantes do evento as revistas em quadrinhos Você no Controle e Ruy do Sonho à Realidade, desenvolvidas pelo TCE/BA com o objetivo de disseminar informações sobre a importância das Casas de Controle na vida pública de forma mais acessível para os cidadãos. Ao final, o conselheiro desejou um bom aprendizado a todos os servidores presentes, que participarão, ao longo da semana, de oficinas e painéis que desenvolvem o tema da XIV Semana Pedagógica de forma prática.