conferencia1O vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE/BA), foi um dos participantes da 36ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF), cuja abertura ocorreu na manhã de terça-feira (7.05), na sede do Instituto Sezerdello Corrêa, em Brasília-DF. O evento, que prossegue até o dia 9.05 (quinta-feira), teve início com a apresentação dos seguintes itens: Abertura e Informes Gerais; Demonstrativos das Despesas com Saúde nas Organizações Sociais; Atualização da IPC 11 - Contabilização de Retenções e Criação de Marcador Orçamentário para Identificação das Receitas Previstas no art. 105 ADCT/CF/88.

Em sua fala, o conselheiro Inaldo Araújo sublinhou o papel de destaque dos auditores José Carvalho (TCM/SP) e Vítor Maciel (TCM/BA), que se desligaram da assessoria técnica do IRB para integrar o Conselho de Auditores da ONU. “Para nossa felicidade, dois dos auditores selecionados para compor o Conselho da ONU são baianos: os senhores José Carvalho e Vítor Maciel. Desejo-lhes muito sucesso e os parabenizo por representar tão bem o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o TCM/BA, o IRB e a nossa CTCONF”, disse o conselheiro, acrescentando que o Brasil, hoje, é referência mundial em contabilidade aplicada ao setor público. E esse reconhecimento, segundo o conselheiro, ocorre devido ao trabalho da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), há mais de 15 anos, ao capitanear as reuniões do Comitê Técnico de Nornas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação.

reuniao CTCONF cons Inaldo“Mesmo com a incumbência legal e constitucional de definir os modelos e as formas de registros contábeis, a STN tem compartilhado com atores relevantes – IRB, Atricon, CNM, CFC, TCU, Abrasf, Confaz, entre outros – a responsabilidade pelo aprimoramento desse importante ramo da contabilidade, que já conta com a décima edição do seu Manual. Como contador e representante do IRB, muito me orgulha participar desses encontros”, disse o diretor da Escola de Contas do TCE/BA.