IMG 4543O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Vinicius de Barros Presídio, se reuniu, nesta sexta-feira (10.05), com lideranças de áreas estratégicas da Corte de Contas para abordar aspectos relacionados ao Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas - MMD-TC do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). Durante a reunião, marco inicial do MMD.TC no TCE/BA, o conselheiro fez referência ao processo evolutivo do MMD-TC, desde 2013, o qual coincide com a própria evolução da atividade fim do controle externo e produz a efetividade que o Sistema Tribunais de Contas experimenta nos dias atuais.

IMG 4550Durante a explanação, o conselheiro Marcus Presídio, que também é diretor de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), divulgou as 12 resoluções sobre temas de interesse dos TCs e da Sociedade, reforçando que o foco é a autoavaliação e a indução para o aprimoramento de cada Tribunal. "Atricon entende que o aprimoramento institucional depende da melhoria de sua organização, das estruturas legais, da formação de seu quadro funcional, bem como dos trabalhos auditoriais em si", esclareceu o vice-presidente do TCE/BA.

O conselheiro Marcus Presídio revelou ainda que a novidade, em 2019, é a participação da Fundação Vanzolini, entidade certificadora que foi selecionada pela Atricon para promover a certificação da metodologia empregada pelo MMD-TC. "A certificação tem o propósito de assegurar que a ferramenta de avaliação respeite padrões de qualificação que a tornem confiável, segundo a certificadora, o que garantirá a sua respeitabilidade diante das instituições e da sociedade", concluiu Marcus Presídio.