IMG 3920 copyCom o objetivo de homogeneizar o uso de indicadores no acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promove o curso "Uso de Indicadores no Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas". O curso, que faz parte do Plano de Capacitação 2020 e que está sendo ministrado pela assessora especial do Gabinete da conselheira Carolina Matos Alves Costa, Thaiz Braga, foi aberto na manhã da quarta-feira (12.02) e irá até esta quinta-feira (13.02).

A assessora explicou que é importante que os auditores do TCE/BA tenham uma homogenização das nomenclaturas utilizadas na caracterização e nos conceitos referentes aos indicadores. Segundo ela, essa medida é importante para que se entenda de fato o que são os indicadores, quais as possibilidades oferecidas na utilização na construção de painéis de indicadores e pesquisa de avaliação e as suas limitações.

IMG 3922 copyNa primeira etapa do curso, Thaiz Braga apresentou a metodologia aplicada na construção de Matriz e Painel de indicadores para monitoramento de programas, além de informar sobre os desenhos e delineamentos da pesquisa de avaliação e acerca dos métodos e técnicas da coleta de dados em pesquisa de avaliação.

Na segunda parte do curso, a palestrante irá os tipos de monitoramento, como é feita a construção de um painel de monitoramento a partir dos indicadores, mostrando informações sobre a construção de pesquisas em avaliação fazendo a diferença entre os diversos conceitos existentes de avaliação.

A capacitação contou de orientações aplicáveis às atividades de caracterização dos indicadores e a utilização dos indicadores como base instrumental no Ciclo de Politicas Públicas, tanto para auxiliar os processos de diagnóstico como para medir a evolução de mudanças na realidade sob intervenção.