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Com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação interpessoal entre os servidores do Estado, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), está promovendo o Curso de Comunicação Interpessoal, de 13 a 17 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, na sala de treinamento da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Nesta terça-feira (14.02), a turma foi recebida pelo presidente do TCE/BA, Inaldo Araújo, que, juntamente com a diretora da ECPL, Denilze Alencar Sacramento, deu as boas-vindas aos participantes.

O conselheiro-presidente ressaltou a importância do investimento educacional no setor público, chamando a atenção para as ações da ECPL e da Gerência de Biblioteca do Tribunal. “Tenho muito orgulho de ser servidor público, porque vivemos uma fase em que o Tribunal de Contas se aproxima da sociedade. Nada se constrói sem a educação. Portanto temos o grande orgulho de contribuir com ações de cunho educativo por meio da nossa Escola de Contas e da Biblioteca do TCE/BA. As nossas portas estarão sempre abertas para os servidores que queiram se aperfeiçoar”, disse o presidente Inaldo Araújo. Durante a aula, os participantes do curso receberam a revista em quadrinhos institucional Você no Controle.

Ministrado pela coordenadora da Saeb, Angelita de Almeida Passos, o Curso de Comunicação Interpessoal se utiliza da metodologia participativa e construtivista, que prioriza a reflexão e a construção de uma categoria de conceito por meio de exercícios e feedbacks. Para Angelita Passos, a comunicação interpessoal é fundamental para o progresso e o desenvolvimento das organizações. Segundo ela, trata-se de um recurso humano bastante específico, justamente por possuir emoções e formas de comportamento distintas, que variam de pessoa para pessoa. “A comunicação interpessoal está nas relações existem desde sempre, em todos os ambientes, e especialmente nas interações no ambiente de trabalho, que é fundamental para uma boa convivência”, ressaltou Angelita Passos.

Para o especialista em políticas públicas e gestão governamental Antônio Marcos Tavares de Menezes, servidor da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a recepção do presidente Inaldo Araújo no curso mostra a preocupação dos gestores com o avanço na administração pública. “É muito bom perceber que a administração pública está se preocupando em trazer este tema para a sala de aula, tratando-o como conteúdo educacional. O fato positivo desse evento, uma surpresa agradável para todos os participantes, foi a visita do presidente do TCE/BA, Inaldo Araújo. Ele se deu ao trabalho de vir aqui prestigiar o evento, demonstrando a responsabilidade e o compromisso da organização, que está tratando o tema educação como algo estratégico para a organização”, disse o participante.

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