IMG 9306Como funciona o sistema de fiscalização financeiro e o sistema de controle de um modo geral, além de salientar a importância da atuação dos Tribunais de Contas e das diversas questões que envolvem o processo de acompanhamento da gestão na administração pública. Com esses itens em foco, começou, nesta segunda-feira (2.09), o curso “Finanças Públicas - Fiscalização e Controle”, que faz parte do Plano de Capacitação 2019 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e é promovido pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa.

Professor doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), o instrutor José Maurício Conti afirmou, ao iniciar a primeira aula, que iria destacar, em cada um dos aspectos da fiscalização dos assuntos abordados, as questões que são mais controvertidas sobre o ponto de vista de jurisprudentes e doutrinas. E observou: “Na verdade, são vários pontos específicos que eu acho interessantes para ser objeto de discussão e que por um lado ampliam um pouco mais a noção do que as pessoas estão fazendo, ou contextualiza melhor a ação dos Tribunais de Contas na administração pública como um todo”. O curso terá aulas até esta terça-feira (03.09), na Sala de Treinamento da ECPL, das 9h às 18h, com 72 participantes inscritos.

IMG 9309O professor Maurício Conti disse não pretender ser absolutamente prático no sentido específico da atuação do dia a dia das pessoas que trabalham no Tribunal de Contas, mas também não será exclusivamente teórico e que não tenha nada a ver com a prática, acrescentando que o formato do curso terá muito de debate com os participantes, “que envolva mostrar o que o mundo acadêmico está falando sobre, ou como ele está tratando sobre, o controle da administração pública, e trazer também as principais questões que estão em debate hoje em termos jurídicos, discutíveis, e que são controvertidas em relação aos assuntos que envolvem o sistema de controle e fiscalização da administração pública”. Assim, o propósito é permitir que as pessoas que participem do curso possam ter uma amplitude maior da visão de qual é o trabalho do sistema de fiscalização e quais são as principais questões envolvidas nisso em termo teórico, que tragam algum conteúdo teórico para embasar essas discussões.

Currículo do palestrante:

Graduado em Direito e Economia pela Universidade de São Paulo. Mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com experiência e ênfase em Direito Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Financeiro, Federalismo Fiscal, Orçamentos Públicos, Fiscalização financeira a orçamentária, Tribunais de Contas, Dívida Pública e Responsabilidade Fiscal.