planodecapacitacaoColocar a teoria em prática é sempre um grande desafio, mas o planejamento deve ser o primeiro passo de qualquer processo. Com o objetivo de aperfeiçoar o planejamento de auditoria das contas públicas, foi iniciado, nesta segunda-feira (30.07), o Curso Auditoria Governamental de Conformidade, com duração de cinco dias, ministrado pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Fabio Coutinho Clemente, na Sala de Treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O objetivo do curso, que faz parte do Plano de Capacitação da Casa de Controle, é também a troca de informações e de experiências, bem como a discussão de métodos e normas que regulamentam a atividade de auditoria.

O curso sobre auditoria governamental com enfoque na auditoria de conformidades tem como público-alvo servidores do TCE e do TCM. Fabio Clemente iniciou a aula com a seguinte colocação: "No Brasil, existe a cultura forte de execução, porém, para que haja um trabalho bem feito, é necessário esboçar, arquitetar e estudar. Hoje, vamos apresentar a base política e normativa da auditoria para garantir que a metodologia está sendo corretamente aplicada e, assim, garantir o bom resultado". O auditor explicou que é essencial vislumbrar a atividade com um olhar abrangente e entender que os cidadãos desejam que as contas sejam devidamente fiscalizadas e, caso isso não ocorra, os responsáveis pelas irregularidades sejam punidos.

O próximo curso do Plano de Capacitação será ministrado, de 6 a 10 de agosto, por Laércio Mendes Vieira, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), com 23 anos de experiência em auditoria governamental e contabilidade pública. O curso ocorrerá das 8h30 às 12h30, na Sala de Treinamento da ECPL.