2015 12_Medalha Tome_Destaque_copyO presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi condecorado, na noite de 14.12 (segunda-feira) com a Medalha Thomé de Sousa, maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município. A medalha foi outorgada nos termos da Resolução 2.354/14, de autoria do vereador Leo Prates, e instituída por meio da Resolução 334/73, de autoria do vereador Everton Valadares.

Numa noite marcada pela emoção, o conselheiro-presidente recebeu a medalha das mãos da esposa, Vânia Regina Crusoé Araújo, ao lado dos filhos Vítor e Igor Crusoé Araújo. Marcaram presença no evento os conselheiros Gildásio Penedo Filho (vice-presidente do TCE/BA), Antonio Honorato (corregedor), João Bonfim e Marcos Presídio. Representantes da Câmara Municipal e do Estado, servidores do TCE/BA, amigos e familiares do conselheiro-presidente lotaram o Plenário Cosme de Farias.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, que passou a palavra ao vereador Leo Prates. O responsável pela outorga da medalha destacou a trajetória do presidente do TCE/BA, marcada pela competência e pelo ideal de cidadania e defesa da boa aplicação dos recursos públicos. “Em seu discurso de posse na presidência do TCE/BA, o meu amigo Inaldo Araújo proclamou um trecho da música de Fagner: ‘Não quero ser herói de nada, só quero a companhia de outros braços’. Isso é o reflexo de um desejo construído de forma coletiva, que exprime o desejo democrático do conselheiro homenageado”.

Em meio ao discurso, o vereador Leo Prates mencionou a essência do profissional de contabilidade que buscou no conhecimento sua grande perspectiva de carreira. “Inaldo mergulhou nos livros e na labuta incansável que o levaram a ser técnico em Contabilidade, auditor do TCE/BA, professor concursado da Uneb e professor da Universidade Católica do Salvador, na Ufba, na Facs e na Faculdade Bahiana de Administração”.

Em um discurso emocionado, introduzido pela canção “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, o conselheiro Inaldo Araújo agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da união e do compromisso no serviço público. “O que nos une é a certeza de que sempre é possível fazer mais quando se internalizam os princípios basilares da administração pública. O que nos manterá unidos, sem dúvida, é a certeza de que juntos poderemos trabalhar mais e melhor para cumprir os objetivos fundamentais da República, dentre eles a redução da pobreza e das desigualdades. Afinal de contas, essa deve ser a preocupação de todos aqueles que resolveram ao público servir”.

O presidente Inaldo Araújo finalizou o seu discurso com o mesmo bom gosto musical com que o iniciou, citando os versos de “Caminhos do Coração”, do saudoso Gonzaguinha, como exemplo de aprendizado contínuo entre as pessoas. “E aprendi que se depende sempre/ De tanta muita diferente gente / Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas / E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá / E é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que a gente pense estar / É tão bonito quando a gente pisa firme nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos / É tão bonito quando a gente vai à vida nos caminhos onde bate bem mais forte o coração”.

Compuseram a mesa diretora os vereadores Leo Prates, Waldir Pires, o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, o secretário de Administração do Estado da Bahia, Edelvino da Silva Góes Filho; o conselheiro José Francisco de Carvalho Neto, representando o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), Francisco de Andrade Souza Netto.

Confira mais fotos do evento no flickr - TCE/BA

DEPOIMENTOS

“É uma homenagem muito justa. Quem serve bem deve receber homenagens dessa natureza. O reconhecimento reforça o comportamento que deve existir na sociedade. É o estímulo para ser um bom servidor. E Inaldo Araújo agrega muito bem essas características na busca por bons serviços e pelo controle das contas públicas”.
Waldir Pires, vereador.

"Em primeiro lugar, é uma homenagem a um homem de vida pública ilibada, que cumpre um papel de fiscalizador da transparência da coisa pública. É o reconhecimento a uma pessoa que tem uma trajetória de vida belíssima e que deve servir de exemplo aos nossos jovens. O conselheiro Inaldo Araújo é um exemplo de dedicação. Ele seguiu uma brilhante carreira, ingressou no Tribunal de Contas do Estado por concurso público e hoje é presidente do TCE/BA. É uma trajetória que merece todos os holofotes, porque serve de exemplo para as novas gerações".
Leo Prates, vereador.

“Num momento como esse, só posso agradecer à generosidade do vereador Leo Prates, que reconhece não somente a minha pessoa, mas a importância do Tribunal de Contas do Estado da Bahia para o controle das contas públicas. Na verdade, essa medalha pertence ao Tribunal de Contas, aos seus servidores e membros. Eu sou apenas um humilde mensageiro da nossa Corte centenária”.
Inaldo da Paixão Santos Araújo, conselheiro-presidente do TCE/BA.

IMG 3566_copy_copy

Medalha Tome4