2015 12_Nota_SebastiaoHelvecioEReeleitoPresidenteDoIRBDurante Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa (IRB), que ocorreu na noite de quarta-feira (2.12), como evento complementar ao XXIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, no Recife, em Pernambuco, o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCEMG, conselheiro Sebastião Helvecio, foi reeleito a presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2016/2017. O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi eleito para assumir a vice-presidência de auditoria. Sob comissão eleitoral, presidida pelo Conselheiro Wanderley Ávila (TCEMG), a Assembleia Geral do IRB reelegeu com 25 votos favoráveis, um voto branco e oito ausências, a continuidade da chapa única, fechando os 34 tribunais que compõem o instituto.

"Ao ser eleito pelos meus pares presidentes de Tribunais de Contas brasileiros para ocupar a vice-presidência de auditoria do Instituto Rui Barbosa, sinto-me na obrigação de declarar que encaro esse novo desafio com o propósito de aprimorar ainda mais as boas práticas auditoriais das Cortes de Contas do Brasil, bem como sei que minha indicação se deve tão somente ao reconhecimento que o TCE/BA conquistou ao longo de vários anos perante instituições congêneres no que tange ao controle externo eficiente, econômico e efetivo", declarou o presidente Inaldo.

Na mesma tarde, a assembleia geral da Atricon reelegeu o presidente Valdecir Pascoal para permanecer à frente da entidade no biênio 2016-2017. Participaram da votação os presidentes dos tribunais de contas, ou seus representantes com procuração conforme prevê portaria 2/2015, publicada no dia 04/11.

A diretoria eleita, que deverá tomar posse em fevereiro do próximo ano no auditório do TCU, em Brasília, ficou assim constituída:

composicaoirb