2711-tce itinerante 6 1Os Tribunais de Contas dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, estiveram no último dia 27/11, no Auditório do Memorial Chesf, na cidade de Paulo Afonso, para um feito inédito: promover conjuntamente um debate sobre Transparência, Combate à Corrupção e Controle Social, destinado a servidores públicos municipais e sociedade local.

O evento foi idealizado e produzido pelas Escolas de Contas Conselheiro José Alfredo Gaspar de Mendonça (TCE/AL), Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (TCE/BA), Conselheiro José Amado Nascimento (TCE/SE), visando o fortalecimento da Rede de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas e o aprimoramento da Administração Pública.

Três palestras compuseram a programação do evento. O primeiro palestrante foi o presidente do TCE da Bahia, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, com a temática “Breve abordagem sobre fraudes da Administração Pública”. Na sequência, o conselheiro Carlos Alberto Sobral, diretor da Escola de Contas do TCE/SE, abordou os Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) e os Indicadores como Instrumento de Controle Social. Finalizando os trabalhos, o agente federal da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal (DPF), Roberto Tavares Lima, que tratou do tema “Corrupção: Nepotismo e Patrimonialismo”.

Além da iniciativa conjunta, inédita para esses Tribunais, a experiência aponta novas possibilidades para 2016, reforçadas pelas palavras dos conselheiros presentes.