O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) homenageia todas as secretárias que, com muita dedicação, desempenham a função de cogestoras nas instituições públicas e privadas. A essas profissionais, o reconhecimento ao ofício que representa um dos pilares fundamentais na organização do trabalho no mundo corporativo. Suas funções vão muito além de atender ligações, ajustar agendas, ou do que está descrito em qualquer manual. Por isso, nada mais justo do que reverenciar as secretárias do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) pelo Dia da Secretária, comemorado no dia 30 de setembro.
Durante a tarde desta segunda-feira (30.09), o cerimonial visitou as salas do primeiro e do segundo andar para entregar às 16 secretárias flores e sequilhos.
Origem da comemoração
O Dia da Secretária surgiu a partir da história da norte-americana Lilian Sholes, conhecida com a primeira mulher a usar uma máquina de escrever em público. Ela era filha do inventor Christopher Soles, famoso por criar e patentear o teclado e uma nova disposição das teclas que usamos até hoje. Isso facilitou muito o uso do equipamento e abriu um enorme campo de trabalho para as mulheres.
Por isso, a data de seu nascimento, em 30 de setembro de 1850, foi adotada como o Dia da Secretária. Mas isso só foi instituído a partir de 1950, quando, em homenagem ao seu centenário, foi criado um concurso para escolher a melhor datilógrafa. A competição teve tanto sucesso que se repetiu pelos anos seguintes e, por conta disso, a data foi dedicada à celebração das secretárias.