IMG 20230321 132120 710 x 476 pixel copyEm visita técnica ocorrida na manhã desta terça-feira (21.03), o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, entregou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Marcus Presidio, o Relatório de Gestão Irdeb (2015/2022). O objetivo da visita foi também estreitar a relação entre o TCE/BA com os veículos de comunicação do governo, disseminando a função fiscalizadora e pedagógica do Tribunal a fim de que a sociedade tome conhecimento das atribuições do órgão de controle, principalmente com vistas ao fortalecimento das políticas públicas. 

Durante a visita, Flávio Gonçalves ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Irdeb nos últimos oito anos de sua administração, que deram origem, segundo ele, a um relatório de gestão marcado por uma linguagem de fácil compreensão para os cidadãos. “Além de prestar contas de maneira formal, este relatório que entregamos hoje ao presidente Marcus Presidio tem uma linguagem compreensível para a sociedade. Esta parceria com as instituições é fundamental para que as políticas públicas não sejam interrompidas e aconteçam da melhor maneira possível”, afirmou Flávio Gonçalves.  

Como exemplo dos avanços conquistados pelo Irdeb nos últimos anos, o diretor-geral lembrou que o sinal digital da TVE chegou a mais de 11 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade. “Esses 11 milhões de pessoas agora têm a oportunidade de acessar uma programação educativa, cultural, esportiva e informativa, que valoriza a realidade do nosso estado. Esperamos estabelecer cada vez mais parcerias para divulgar o TCE/BA e a sua importância para a sociedade”, disse o gestor do Irdeb.

 

Na oportunidade, o conselheiro-presidente, Marcus Presidio, destacou que a parceria com o Irdeb é de extrema importância para que o TCE/BA divulgue a sua missão pedagógica e fiscalizadora para 11 milhões de habitantes no estado da Bahia. “Este contato que tivemos, hoje, é muito relevante para que o Tribunal divulgue, por meio do Irdeb, os seus programas de capacitação de gestores. Com essa divulgação, podemos chegar cada vez mais próximo dos gestores e da sociedade, colaborando para que as políticas públicas sejam cumpridas com eficácia”, pontuou Marcus Presidio. 

O presidente do TCE/BA entregou, num ato de cortesia, duas publicações institucionais ao diretor-geral do Irdeb: a revista em quadrinhos “Ruy, do sonho à realidade”, lançada por ocasião da celebração de 100 anos do falecimento do jurista Ruy Barbosa, e o livro “Uma breve história do controle”, que foi lançado no aniversário de 100 anos do TCE/BA, em 2015.