IMG 18042022 222211 710 x 476 pixel"Nós só defendemos aquilo que amamos e só podemos amar. Assim, é importante conhecermos a nossa história para podermos compreender de onde, por que e como viemos, e compreendermos melhor quem somos, por que e como somos, e nos situarmos no presente para melhor projetarmos nosso futuro, com a consciência da nossa identidade". Assim o arquiteto e urbanista Francisco Senna iniciou seu mergulho na história da primeira capital do país, que ocorreu na tarde desta segunda-feira  (18.04), na sala de treinamento da ECPL,  com o curso “A Cidade do Salvador Através dos Séculos”.

Na abertura do evento, o diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, fez uma saudação especial à equipe das Escolas de Contas e ao palestrante. O conselheiro declarou que o TCE/BA se sente prestigiado por ter um arquivo vivo em seus quadros. E após declarar-se apaixonado pela capital baiana, Inaldo lembrou o documentário "Toponímia da Cidade do Salvador", narrado pelo saudoso historiador Cid Teixeira, em alusão ao manancial de informações que seria compartilhado com os participantes. "Como eu fico numa cidade sem conhecer o porquê dessa cidade, a história, as crenças, a cultura, sem vivenciar Salvador?", provocou. E acrescentou: "Nós somos agraciados por poder vivenciar um pouco dessa história tão mística, tão cheia de história que é Salvador".

IMG 18042022 222248 710 x 476 pixelTambém presente, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, destacou que o curso ministrado pelo professor Francisco Sena é de grande valor para que entendamos a história da cidade-península que é Salvador. "E neste aspecto, pelo amor que tem a esta nossa cidade, Chico se aprofunda como ninguém não somente na história, mas também no amplo conhecimento sobre a geografia da primeira capital do país, seu povo, personagens e costumes. É com muito entusiasmo que vejo mais esta parceria entre o TCE e o TCM, tão importante para o enriquecimento cultural dos seus servidores", enfatizou Marcos Presidio.

IMG 18042022 222228 710 x 476 pixelEm sua explanação, Francisco Senna abordou os cenários históricos que antecederam e motivaram a fundação da cidade, a conjuntura à época do descobrimento e seus desdobramentos, a criação do bispado de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil, e a consequente elevação da fortaleza à dignidade de cidade com o nome do Salvador, seus personagens históricos, fatos relevantes, curiosidades pitorescas, principais povos que formaram os soteropolitanos e sua globalização gerada pelo seu grande porto e comércio.

"Salvador foi documentada pelo Regimento de Almeirim, de 17 de dezembro de 1548, onde El Rei de Portugal D. João III ordena a instalação de uma povoação grande e forte na então capitania de Sua Majestade, antiga capitania da Baía de Todos-os-Santos, para exaltamento da Santa Fé, defesa do território, sede de governo geral e de um porto para apoio à navegação portuguesa no Atlântico Sul, missões que foram bem cumpridas, selando e moldando o destino de Salvador, da Bahia e do Brasil", esclareceu.

IMG 20220418 WA0030Senna enalteceu tópicos importantes, como a relação da cidade do Salvador com a Baía de Todos-os-Santos e o Recôncavo, a história de Caramuru e Catarina Paraguaçu, os morgados dos Ávila e Guedes de Brito, as vilas do Recôncavo e a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a anexação das capitanias de Ilhéus e Porto Seguro e a desanexação da Capitania de Sergipe, os ciclos econômicos e o trabalho escravo, e o tombamento do seu centro histórico pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O curso é dirigido aos dirigentes e servidores do TCE e TCM por meio de suas respectivas Escolas de Contas. Apresentado em cinco módulos que se complementam cronologicamente, o conteúdo é indispensável para a compreensão da sua evolução e está dividido por séculos de história, com projeções de mapas e fotos, referências bibliográficas e documentos históricos. O curso “A Cidade do Salvador Através dos Séculos” será encerrado no próximo dia 16 de maio, com a sua última aula.