IMG 7195O processo seletivo de estágio para estudantes do curso de Direito foi iniciado, nesta quarta-feira (16.03), na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), com a participação de 18 candidatos, divididos em duas turmas. Nesta quinta-feira (17.03), estão programadas entrevistas técnicas com mais seis turmas da área. A seleção de estágio oferece 18 vagas, além de cadastro de reserva, para atuar em oito unidades do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). A lista de candidatos aprovados será divulgada em breve pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os estudantes selecionados terão carga horária de 4 horas e receberão auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660.

Os candidatos foram entrevistados pela gerente da ECPL, Olgacy Devay Torres de Freitas, e a assistente Cristiane Mary Vasconcelos Silva; pelo auditor da Assessoria Técnico-Jurídica (Atej), Antônio Geraldo; pelo auditor Daniel Gomes Arruda, que assumiu a chefia da Auditoria Interna (Audit); a assessora Thaiz Braga, do gabinete da conselheira Carolina Costa; pela gerente da Gerência de Controle Processual (Gecon), Clélia Oliveira; pelos procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), Antônio Tarciso Souza de Carvalho e Camila Luz, e o chefe de gabinete Mário Silva; além dos representantes da 2ª, 4ª e 5ª Coordenadorias de Controle Externo (CCEs), Márcia Cerqueira, Antônio Luiz Carneiro e Israel Santos, respectivamente.

IMG 7303Após assistirem ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você”, os estudantes se apresentaram para os representantes das áreas demandantes, falaram da trajetória acadêmica, das experiências profissionais, elencaram cursos e seminários que participaram, indicaram referências bibliográficas, além de expressar o que esperam do estágio na Casa de Contas. Dependendo da área de atuação, o estudante poderá desenvolver trabalhos de auditoria, aprender na prática sobre legalidade, analisando processos e licitações, processos administrativos disciplinares, entre outras funções.

“Um dos aspectos que buscamos pontuar nas entrevistas são as áreas que o estagiário pode atuar, seja na auditoria ou emitindo pareceres, analisando e revisando processos, fazendo a revisão de julgados, representações, processos internos da Corte de Contas, a exemplo de licitações. Ele poderá atuar tanto na atividade externa, quando na atividade interna. Contanto que ele saia com uma visão do que é o Direito aplicado no âmbito dos Tribunais de Contas”, esclareceu o coordenador de Controle Externo da 4ª CCE, Antônio Luiz Carneiro.

Segundo o procurador do Ministério Público de Contas, Antônio Tarciso Souza de Carvalho, o MPC pretende selecionar dois estagiários, que exercerão preferencialmente suas funções em turnos diferentes. “Inicialmente, temos interesse nos candidatos que já tenham alcançado os créditos em matérias, como Direito Administrativo e Constitucional, que são mais afetas à nossa área de atuação. Mas, é sempre bom lembrar que o estágio em si envolve, principalmente, a educação do estagiário. Mais do que nós pretendermos alguém já pronto, é preciso encarar essa segunda faceta. De tentar, na medida do possível, passar o conhecimento necessário, capacitando-o para bem exercer uma profissão futuramente”.

“O Tribunal é formado por duas casas, uma de auditoria e outra de julgamento. A casa de auditoria basicamente são as Coordenadorias de Controle Externo (CCEs), que é quem produz a primeira matéria-prima do TCE/BA. A segunda Casa é a de julgamentos, formada basicamente pelos gabinetes dos conselheiros, a Assessoria Técnico-Jurídica, Ministério Público de Contas, responsáveis por operacionalizar os julgamentos dos gestores e administradores públicos. É muito importante que as casas estejam agindo de forma integrada, para melhorar a efetividade do serviço do Tribunal”, destacou o auditor da Atej, Antônio Geraldo Conceição Braga.

Confira a lista de candidatos:

DIREITO

Primeira turma

- Adriana Muniz Santos
- Amanda Cerqueira Sampaio
- Ana Amália de Souza Ribeiro
- Ariane Gama Leal Araújo
- Bárbara Milena Carvalho Bispo
- Camila Cristina de C. Freitas
- Edmar Santana de Melo
- Emily Silva de Oliveira
- Even Samile Lôbo da Silva
- Francis Cláudia dos Santos Sacramento
- Luiza Borges Rodrigues

Segunda turma

- Jéssica de Araújo Sousa
- Juliana Matos de Oliveira
- Kaio Rezende Leite Santos
- Karina Maria das Graças Carneiro da Silva
- Liliane Santos de Oliveira
- Jucineide Neves da Silva Santos
- Lorena Silva de Morais