IMG 6557Uma abordagem pra lá de especial, que envolveu os novos e os antigos estagiários numa incursão pelos corredores da Casa de Controle Centenária. Mais de 100 estagiários de nível superior, médio e técnico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, na manhã e tarde desta quinta-feira (25.07), de uma sessão inédita do programa Casa Aberta, voltada para o público interno. O projeto, criado há cinco anos pelo TCE/BA, por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), tem como objetivo aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.

Recebidos pela servidora da ECPL Olgacy Devay Torres de Freitas, os estagiários realizaram uma dinâmica que ressaltou a importância de liderança, trabalho em equipe, organização e planejamento e a necessidade de exercer essas atitudes no ambiente de trabalho e na vida.

IMG 6565Em seguida, os estagiários conheceram toda a estrutura da Casa de Controle, através de uma apresentação realizada pela ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira e pelo auditor estadual de controle externo Juvenal Alves Costa. Além da estrutura, os palestrantes discorreram sobre o funcionamento da Ouvidoria, a Lei de Acesso à Informação , a Lei do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público e a importância do exercício controle social.

Após a primeira série de palestras, os estagiários visitaram o Plenário Conselheiro Lafayette Pondé e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), onde foram recebidos e orientados acerca do funcionamento da estrutura tecnológica da Casa, pelo gerente de serviços e suporte aos usuários, Luiz Fernando Pinheiro, e do analista de suporte AlanIMG 6577o dos Santos Castro Filho.

Finalizando a visita, os estagiários voltaram para a sala de treinamento para mais duas palestras. Na primeira, a gerente de auditoria da 5D, Hélia Teixeira Vasconcelos, explicou como funciona o processo de auditoria e apresentou o projeto "Educação é da Nossa Conta" e, por fim, foi à vez das servidoras do Ministério Público de Contas da Bahia (MPC-BA), Joselma Tavares Baptista e Maria Luiza Amorim, que explanaram sobre o funcionamento e as atribuições do MPC junto ao TCE/BA.

DEPOIMENTOS

“O Casa Aberta é uma oportunidade de conhecer ainda mais o TCE. Estou bem ansiosa para começar minhas atividades. Esse projeto amplia nossa visão sobre a atuação do Tribunal”
Shanaia Krisley de Jesus Queiroz, 15 anos, estagiária de nível médio da Atej

“Estou no TCE há mais de um ano e não tinha um entendimento macro do órgão fiscalizador. Além de ser uma ótima oportunidade também de interagir com os meus colegas”.
Lucas de Santos Ramos, 19 anos, estagiário de nível médio da GEARQ

“Já tinha conhecimento das atribuições do Tribunal. O Casa Aberta amplificou e aprofundou meus conhecimentos, inclusive sobre a Ouvidoria”
Thaís Lima Dourado Bastos, estagiária de Direito da Gecon

“Acabei redescobrindo o Tribunal. É muito enriquecedor esse projeto. A tendência é nos acomodar e esse formato instiga, principalmente, para quem quer atuar nessa área”
Rafael Garcia, estudante de Direito da Gerin