cons.almir placa presidenteA 53ª sessão do plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), nesta terça-feira (12.09) foi marcada pela homenagem prestada ao auditor Almir Pereira da Silva, um dos servidores mais queridos da Corte de Contas, que se aposentou após 49 anos de uma atuação sempre citada pela competência e qualidade, além da postura ética e de generosidade exaltada por todos que com ele conviveram nas atividades diárias. O ato de aposentadoria foi assinado na Mesa Diretora pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, que fez um pronunciamento emocionado destacando a figura de Almir Pereira, que classificou como um dos mais marcantes servidores da Corte de Contas.

O auditório Conselheiro Lafayette Pondé ficou repleto de colegas e amigos que lá estiveram para prestigiar as homenagens e não se cansaram de aplaudir a todo momento em que Almir Pereira era citado nos vários pronunciamentos proferidos, nos quais os destaques sempre foram os elogios e o reconhecimento ao seu comportamento durante os anos em que exerceu suas funções, inclusive pela simplicidade e cordialidade com que sempre tratou a todos. O clima foi de emoção, desde o momento em que a sessão foi aberta até o seu encerramento, quando o presidente Marcus Presidio entregou ao aposentando uma placa comemorativa, com palavras de agradecimentos e de carinho de todos os colegas, e ainda durante a longa fila que se formou para cumprimentá-lo.

Almir Pereira entrou no TCE/BA em julho de 1974 e se tornou o auditor que mais vezes atuou no Tribunal Pleno e nas Câmaras, na condição de substituto de conselheiro, com desempenho destacado em todos os momentos nos quais ocupou a cadeira no plenário. Ele também teve ação importante em situações essenciais para o Tribunal, como quando, por indicação do conselheiro França Teixeira, visitou outros Tribunais de Contas do País para adquirir informações que depois serviram de base para a criação do Ministério Público Especial de Contas.

 

cons.almirÓCIO COM DIGNIDADE

Bem ao seu estilo, Almir Pereira agradeceu com poucas palavras as homenagens, ressaltando a emoção que, naquele momento, tomava conta do seu coração e afirmou, de forma irreverente, que de agora em dia não pretende trabalhar mais, e sim “viver o ócio com dignidade”. Mas destacou que estará sempre disposto a conversar com todos aqueles que o procurarem. Fez questão de agradecer de forma especial ao conselheiro França Teixeira (falecido em 2013), que o convidou para trabalhar em seu Gabinete, local onde ficou durante longo tempo.

cons.almir filhaEstendeu os agradecimentos também ao presidente Marcus Presidio, com quem também trabalhou de perto e em cujo Gabinete esteve lotado nos últimos anos; aos conselheiros João Bonfim, Antonio Honorato e Gildásio Penedo. E se mostrou muito emocionado quando sua filha, Silvia Fleming, subiu à tribuna para dar um depoimento e destacou o seu lado como pai e avô. Ela revelou sua gratidão pelas homenagens ao pai e contou algumas histórias sobre ele, especialmente no seu relacionamento com os filhos e netos, salientando a generosidade como um dos traços marcantes da personalidade de Almir.

Durante a sessão, além do presidente Marcus Presidio, também falaram os conselheiros Antonio Honorato, João Bonfim e Gildásio Penedo, todos relembrando a importância de Almir para cada um deles, seja recebendo-os e passando orientações quando ingressaram na Corte de Contas, seja no relacionamento do dia a dia, nas atividades dos gabinetes ou mesmo nos embates durante as sessões dos órgãos colegiados.

cons.almir morganaAinda se pronunciaram do púlpito, os servidores Morgana Bellazzi, que falou em nome dos integrantes do Gabinete do conselheiro João Bonfim, citando histórias em que Almir foi personagem e salientando o carinho e o respeito com que ele sempre será lembrado pelos colegas de TCE; o auditor Givanildo Magalhães falou em nome dos integrantes do Gabinete da Presidência, ressaltando a importância e a falta que ele fará no dia a dia; e Carlo Magnavita, presidente da Asteb (Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia), que citou os antigos laços de amizade com o auditor agora aposentado para concluir afirmando que ele estará sempre presente no coração de todos aqueles que permanecem atuando na Corte de Contas.

cons.almir givanildo 

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE MARCUS PRESIDIO

Veja, abaixo, a íntegra do pronunciamento do presidente Marcus Presidio, durante o qual destacou a importância de Almir Pereira para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia e revelou todo o seu agradecimento pelos bons ensinamentos que dele recebeu ao ingressar na Casa, como conselheiro, e também depois nas atividades diárias no seu Gabinete, no qual o auditor atuou.

“Este 12 de setembro de 2023 é um dia especial para um dos mais marcantes servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

cons.almir carlaoNesta data, assim no ato aposentador do auditor substituto de conselheiro, o doutor Almir Pereira da Silva.

cons.almir plateiaDesde o seu ingresso nesta casa, em 22 de julho de 1974, até hoje, foram 49 anos e um mês de plena dedicação ao serviço público.

Doutor Almir construiu uma carreira com muita competência e reconhecimento. É uma referência para toda uma geração de auditores e sempre foi o norte para todos aqueles que ingressaram neste tribunal, inclusive para mim.

Quando investido no cargo de conselheiro, fui por ele recebido e com ele aprendi muito sobre o labor de ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Sou testemunha de que seus ensinamentos me foram caros na compreensão da dinâmica dos julgamentos, do rito regimental e, com muita sabedoria, ele foi capaz de transmitir as primeiras impressões do meu novo ofício. Foi inclusive quem tanto nos ensinou sobre o imponderável, que por vezes ronda este plenário. Jamais esquecerei, ou esqueceremos, do imponderável.

Chegar a este tribunal e ser recepcionado pelo Doutor Almir foi um grande presente.

Prova de sua distinção e competência foi o exercício da função judicante por um largo período de 1997 a 2021, se não estou enganado. O substituto de conselheiro que por mais tempo oficiou neste Tribunal Pleno.

Aqui, nesta sentada, podemos vivenciar um julgador sábio, firme em seus votos, olhos e ouvidos atentos à dialética e ao contraditório, perseguindo incansavelmente a justiça nas decisões.

Senhoras e senhores, o doutor Almir obteve reconhecimento deste tribunal, sendo condecorado com a medalha Ruy Barbosa, por indicação do conselheiro Antônio Honorato.

Foi uma longa caminhada, doutor Almir, quase 50 anos de uma trajetória profissional, inteiramente dedicada a um órgão de 108 anos, dividindo tarefas, conquistas e dificuldades com inúmeros colegas, fazendo amigos e conquistando o respeito de todos.

E digo com toda a certeza, vossa excelência tem e sempre terá inúmeros fãs nesta casa.

A ligação com o tribunal sempre foi uma marca de sua vida e foi aqui que ele encontrou a sua companheira de caminhada, a auditora Katia Regina Cavalcante Farias.

Dessa relação, temos os filhos Silvia, Alexandre e Aline, e os netos Henrique, Maria Clara e Arthur. Agora, com a aposentadoria, poderão desfrutar ainda mais do seu convívio.

Lembre-se, doutor Almir, que esta casa estará sempre de portas abertas para recebê-lo, assim como o senhor me recebeu.

No dia de hoje, vejo mais uma vez a presença massiva de colegas de trabalho, amigos e familiares, todos em reconhecimento aos préstimos de uma vida profissional extremamente exitosa.

O tribunal, neste momento, e mais uma vez, agora em tom de despedida da sua vida profissional, proclama o auditor substituto de conselheiro, Almir Pereira da Silva, como exemplo de um servidor operoso e ponderado.

Doutor Almir, tenha certeza de que fará muita falta nesta casa. Esteja certo que a sua semente vingou, e que o senhor deixa um legado permanente para este Tribunal de Contas e, em especial, para a minha pessoa.

Meu muito obrigado!”