IMG 5799Servidores do gabinete da conselheira Carolina Costa, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), testaram e aprovaram, nesta quarta-feira (12.06), o jogo de tabuleiro Você Gestor, um dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto Educação é da Nossa Conta, capitaneado pela equipe da conselheira como parte do Plano Estadual de Educação (PNE). Numa partida disputada e cheia de reviravoltas, os seis jogadores, que representaram simbolicamente os gestores da Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Assistência Social e Cultura vivenciaram situações da administração pública, revisitando assuntos que fazem parte do seu dia a dia de trabalho, como os controles externo e social, além de informações sobre a história do TCE/BA.

Acompanhando atentamente o jogo, enquanto reconhecia nas cartas de Controle Externo as competências e atividades desenvolvidas pelo TCE/BA, a conselheira Carolina Costa analisou de forma positiva o algoritmo do Você Gestor. No seu entendimento, a ludicidade da prática permite uma aproximação com os cidadãos, contribuindo para o fortalecimento do controle social. “O jogo se mostra como uma importante ferramenta de fortalecimento do controle social, na medida em que permite aos cidadãos, de forma divertida, tomarem conhecimento acerca das competências e atividades dos Tribunais de Contas e, consequentemente, serem estimulados a contribuir com o órgão na fiscalização”, ressaltou a conselheira.

IMG 5825Vencedora da partida ao cumprir duas importantes missões relativas à área de Educação, a chefe de gabinete Maria Aparecida Silva de Menezes testou seus conhecimentos, reconhecendo o potencial educativo do jogo, que permite construir a ponte entre a sociedade e a administração pública. “Tivemos a oportunidade de jogar o Você Gestor no gabinete, e foi um momento de muita diversão entre a equipe. Como 'gestora da Educação', cumpri as minhas duas missões e fui vencedora de uma partida muito acirrada. O jogo é um interessante estímulo ao conhecimento sobre os Tribunais de Contas e a dinâmica da administração pública, podendo ser usado em várias oportunidades e por todos os públicos”, disse a chefe de gabinete da conselheira Carolina Costa.

O jogo de tabuleiro Você Gestor vem sendo aplicado em vários setores do TCE/BA e também em escolas públicas e faculdades de Salvador. Brevemente, o jogo será produzido em larga escala e distribuído em unidades de ensino da rede pública da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado da Bahia, onde serão promovidos torneios para estudantes de ensino médio, universitários e professores.

DEPOIMENTOS

“O jogo Você Gestor proporciona uma experiência lúdica, de aprendizagem e diversão. Estimula o raciocínio na medida em que permite ao participante aprender conceitos importantes no âmbito do controle externo, além de fatos da história do Brasil, da Bahia e do TCE/BA. Une diversão, competitividade e conhecimento em um ambiente que desperta a vontade de continuar jogando e aprendendo. Espetacular. Parabéns aos inventores!”
Raimundo Ferreira Merces

O jogo Você Gestor é uma forma bastante lúdica de aprender não apenas sobre a gestão de políticas públicas, mas também sobre as atividades de controle externo desenvolvidas pelos Tribunais de Contas. Crianças e adultos podem se divertir enquanto se informam sobre a história e a missão dos Tribunais de Contas, bem como sobre a possibilidade do exercício do imprescindível controle social. Curiosidades históricas, fatos políticos relevantes, direitos e deveres são assimilados de forma leve e descontraída. Trata-se de uma excelente forma de democratizar o conhecimento e a fiscalização da coisa pública.”
Gabriel Ferreira da Fonseca