estresse

Conhecido como o mal do século, o estresse é visto como uma resposta normal diante de uma situação ameaçadora, seja ela física ou emocional. Dessa forma, em vista do Dia de Combate ao Estresse (23.09), o Programa Saúde e Bem Estar no TCE convida a todos para vivenciarem atividades de relaxamento no Espaço Terapêutico, vinculado ao Serviço Social (Seras), entre os dias 18 e 21 de setembro.

O estresse pode ser “positivo” no sentido de vir a ser um alerta para uma tomada de decisão ou de fuga diante de uma ameaça, ante um novo desafio que tensiona positivamente a ação. Nesses casos, ele se torna um processo benéfico, tolerável, aliado de uma resposta humana normal.

O estresse “tóxico” é o mais preocupante, porque pode elevar os níveis de cortisol e adrenalina, desencadeando um esgotamento físico e mental demonstrados em forma de ansiedade e outros sintomas.

As práticas de antiestresse oferecidas no Espaço Terapêutico serão massagens, aromaterapia, acupuntura, entre outras. Após as atividades também acontecerá um momento de descontração, com um bom bate-papo, chá, sequilhos e entrega de brindes. Os interessados deverão procurar o Serviço Social (54475) para agendar horários.

Para saber como está o seu nível de stress, o Seras disponibiliza aqui uma autoavaliação. É importante lembrar que, independentemente do resultado, o teste não substitui um diagnóstico emitido por um profissional de saúde.

“O modo como cuidamos de nós mesmos transmite mensagens ao nosso cérebro que moldam nosso valor próprio, de modo que devemos nos cuidar de todas as maneiras, todos os dias” (Sam Owen).