IMG 20230329 073112 710 x 476 pixelVinte e dois estagiários do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, na tarde desta terça-feira (28.03), da abertura do Programa Casa Aberta 2023, que apresentou um novo formato. Durante a programação do projeto, que ocorreu nas instalações do Tribunal, eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências de trabalho e reforçar os seus conhecimentos sobre o papel da Casa de Contas e Controle baiana. 

Coordenado pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o Programa Casa Aberta busca aproximar os estudantes baianos das atividades realizadas pelo TCE/BA. Os estagiários, que são estudantes do ensino médio, técnico e superior, foram recepcionados pela servidora Olgacy Devay na sala de treinamento da ECPL. 

inal“É muito importante que a comunidade estudantil tenha conhecimento sobre o papel de fiscalização de contas dos gestores estaduais realizado pelo Tribunal. A participação cidadã na administração pública, que é o nosso controle social, só pode ser exercida se conhecermos as formas de fiscalizar as ações do Governo”, disse Olgacy, que estava acompanhada da diretora adjunta da ECPL, Denilze Sacramento, e dos servidores Maria Olinívia Rocha Carvalho e Anderson Silva. 

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Inaldo Araújo, também aproveitou o momento para ressaltar a importância dos estudos e do programa de estágio desenvolvido no TCE/BA. “Esta Casa aqui é um lugar de que me orgulho em fazer parte porque valoriza os alunos. Cada dia que vocês passam aqui é um dia de aprendizagem. Se agarrem aos bons exemplos que temos neste Tribunal, porque vocês terão futuros brilhantes, só depende de vocês”, assegurou o conselheiro Inaldo. 

 

IMG 20230329 073044 710 x 476 pixelCONHECENDO O TCE

Como programação didática do Casa Aberta, os estagiários assistiram ao vídeo institucional do TCE/BA e parte da sessão plenária desta terça, além de apresentações dos setores do Tribunal, como o  Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (CEDASC), Ouvidoria, Ministério Público de Contas e 5ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE). 

Durante o início da sessão plenária, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presidio, destacou a presença dos participantes do projeto, que são estudantes de nível médio, técnico e superior dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Design Gráfico, Jornalismo, Letras, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Administração e Nutrição. “A presença dos estagiários do nosso próprio Tribunal de Contas muito nos honra na tarde de hoje e reabre o nosso Programa Casa Aberta de 2023. Sejam sempre muito bem-vindos”, saudou o presidente. 

IMG 20230329 073152 710 x 476 pixelDe volta à Sala de Treinamento da ECPL, os estagiários prosseguiram o restante da tarde com apresentações sobre setores do TCE/BA. Os servidores Ana Patrícia Crisóstomo e Juvenal Costa falaram sobre a Ouvidoria, que tem a função de auxiliar, receber, examinar e encaminhar manifestações de denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de informação feitas pelos cidadãos. 

O analista de suporte  do CEDASC Alano dos Santos Castro Filho fez uma breve explanação que abordou a utilização de tecnologia na auditoria do tribunal. Também houve apresentações do Ministério Público de Contas, representado pela assessora jurídica Elisa Lopes Barreto, e da 5ª CCE, com os auditores José Germano dos Santos Júnior e Hélia Texeira Vasconcelos. Como dinâmica de encerramento, os estagiários foram divididos em quatro grupos que representavam cada um dos setores e debateram o caminho de uma manifestação de denúncia no TCE/BA, que começa na Ouvidoria e passa pela Coordenadoria correspondente e pelo Ministério Público de Contas, até chegar à sessão plenária.  

IMG 20230329 073621 710 x 476 pixelPara o estagiário de Design Gráfico da ECPL, Tarcísio Barros, 22 anos, a nova versão do programa ampliou a visão sobre o funcionamento do TCE/BA. “Pudemos sair um pouco das nossas bolhas de estagiários e ter um pouco da noção de como outras áreas que mantêm a engrenagem do Tribunal girando funcionam. Foi uma tarde de muito aprendizado e espero que outros estudantes de nível médio e superior tenham acesso a esse evento”, disse Tarcísio.  

 

IMG 20230329 073754 710 x 476 pixelFORTALECENDO PROPÓSITOS

A primeira edição do Casa Aberta de 2023 também contou com a presença das representantes do Programa Líder de Classe, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Larissa Lima, Camila Soares e Talita Batista tiveram a oportunidade de conhecer o projeto do TCE/BA e relacionar seu objetivo com a proposta da SEC. 

“O Líder de Classe tem como objetivo fortalecer a participação dos nossos estudantes, além de fomentar o processo da representatividade nos espaços de poder de um modo geral. Nós vemos muitas vezes o discurso de que o estudante da rede pública não aprende nada ou que a rede pública em si não presta, mas, quando a gente fortalece a participação social desses estudantes para que percebam os mecanismos que existem na sociedade, a gente começa a construir uma nova narrativa, e o Casa Aberta pode ajudar para que eles vejam as possibilidades de atuação enquanto sociedade civil, enquanto poder público, e que também possam sonhar com as diversas possibilidades de futuro que estão à disposição de cada um deles”,  declarou Larissa Lima, coordenadora de Juventude da SEC.