casaaberta 2Com o objetivo de divulgar a missão do órgão fiscalizador e fortalecer o controle social, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) recebeu 50 estudantes do ensino médio e de nível técnico do Centro Educacional Edgard Santos, localizado no bairro do Garcia. A assessora da ECPL, Cristiane Vasconcelos, recepcionou os alunos na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e explicou sobre o funcionamento e o papel fiscalizador da Corte de Contas baiana. Na oportunidade, os alunos receberam da ECPL uma "mochila saco" com a logomarca do programa Casa Aberta, contendo material institucional do TCE/BA.   

Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão plenária e, em seguida, visitaram a Gerência de Biblioteca e Documentação (GEBID), espaço que abriga o acervo de livros e documentos do Tribunal. A assessora fez questão de enfatizar a possibilidade de frequentar o local em busca de aprendizado. “Se você só tem a caneta, o papel e uma imensa vontade de estudar, pode vir. As portas da GEBID estarão sempre abertas", convidou Cristiane Vasconcelos. A assessora da GEBID ressaltou ainda a excelência do trabalho desempenhado pela equipe de servidores da GEBID, integrada pela gerente, Neuza Adorno Farias, e pelos servidores Ane Gleide Conceição de Araújo, Marcos Antônio Mercês Coelho e Edson Silva Santos. 

Em seguida, o diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria (Cedasc), Edmilson Galiza e Willian Magno, gerente de Infraestrutura, apresentaram o setor responsável pela estrutura de armazenamento dos dados e sistemas referentes ao TCE/BA. Edmilson afirmou que todas as informações utilizadas na sessão estavam sendo armazenadas e resgatadas nos computadores do Cedasc, ou seja, que a tecnologia tem um papel essencial na fiscalização das contas públicas.

galiMaravilhada com a eficiência e organização da estrutura do Tribunal, a estudante Ariene Bispo, do 2º módulo de Administração, afirmou: “Gostaria que as coisas funcionassem lá fora, no país todo, como funcionam aqui dentro".

Depois de aprender sobre as tecnologias do Tribunal de Contas, os alunos retornaram à sala de treinamento da ECPL para assistir ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e às palestras de Denilze Sacramento, diretora adjunta da ECPL, de José Germano, gerente da 5ª Coordenadoria e do auditor de controle externo, Juvenal Alves Costa.

O auditor disse que é de extrema importância expor todo o trabalho feito dentro da Casa e firmar uma relação direta com os cidadãos. "O Casa Aberta é um programa essencial para o conhecimento da sociedade sobre a atuação do Tribunal, especialmente para a rede pública de ensino, que infelizmente é a mais carente", concluiu Juvenal.