lançamento ruy do sonho a realidadeEducação, cidadania e juventude marcaram o lançamento da revista em quadrinhos “Ruy - do Sonho à Realidade” para a rede pública de ensino, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (24.05), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com a presença de cerca de 200 estudantes do Colégio Estadual Maria Bernadete Brandão e do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia - Mãe Stella (CEEINFOR), o evento apresentou o processo de criação da revista e contou com discursos de autoridades da educação, do controle e apresentações musicais.

A iniciativa de distribuição da revista para as escolas públicas estaduais é resultado de uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Secretaria da Educação e o Governo da Bahia. O lançamento oficial, no entanto, ocorreu em março deste ano durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas que, assim como o evento desta quarta-feira, trouxe como atração surpresa o ator mirim Antônio Pietro, que estrela o vídeo de apresentação da obra e encantou todos com sua desenvoltura e uma mensagem sobre a importância dos estudos para os alunos da plateia.

lancamento-ruy-2-Chico-Castro-Manuel-Calazans-e-Antônio-Pietro.jpgNo palco do teatro da Uneb, o processo de criação da história em quadrinhos foi contado durante o diálogo entre o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, e o jornalista Chico Castro Jr., roteirista e autor dos textos da revista sobre a história do jurista baiano e patrono do Tribunais de Contas do Brasil. Segundo Chico, a ideia partiu de um convite do conselheiro do TCE/BA Inaldo Araújo, entusiasta das H.Qs.

“O roteiro foi construído a partir de vários pequenos pedaços, da biografia dele por Luiz Viana Filho, pesquisas na internet e outras fontes. É muito importante deixar claro duas coisas, a primeira parte é fictícia, é uma história de aventura do jovem Ruy Barbosa junto a um amigo que ele faz, que de fato foi amigo dele na vida real, um figura histórica na Bahia, mas não vou dar mais spoilers, vocês vão descobrir lendo. E a segunda parte é um sonho do pequeno Ruy, que encontra ele já adulto, onde contamos os feitos dele, que muito contribuíram e ainda representam para o Brasil”, contou o jornalista.

Para o assessor da Secretaria de Educação, a literatura de qualidade e de cunho histórico é um importante instrumento de aprendizagem e precisa ser adicionada ao material didático dos estudantes. “Ainda mais quando a história é de alguém tão importante para a história do Brasil, referência em conhecimento e aprendizagem, que tem influência no campo jurídico, do controle das contas públicas. A gente sabe da importância de formar estudantes atentos ao controle social, ao acompanhamento daquilo que é do coletivo, pois sentimos uma necessidade de ter uma sociedade atenta e participativa”, reconheceu Manoel.

O VALOR DE RUY
Os estudantes presentes no lançamento receberam, além da revista, um caderno de anotações e outra história em quadrinhos lançada pelo TCE/BA, chamada Você no Controle. No projeto de difusão de “Ruy - do Sonho à Realidade” na rede pública serão distribuídas 6.000 edições impressas, além de marcadores de páginas com QR Code que dá acesso a versão digital da H.Q.

lancamento-ruy-inaldo.jpgDurante o evento, autoridades dos órgãos de controle e educação falaram sobre o valor da educação pública de qualidade para o exercício da cidadania. O conselheiro do TCE/BA e vice-presidente de Auditoria do IRB, Inaldo Araújo, iniciou sua fala pedindo uma salva de palmas aos alunos, os quais chamou de “verdadeiras autoridades presentes, responsáveis pelo nosso futuro como sociedade”.

“A educação se faz com um trabalho como esse, porque quando você traz a história de Ruy diplomata, político, advogado, patrono das mais diversas e importantes instituições desse país através de uma linguagem infanto-juvenil, nós mostramos a vocês o poder e os caminhos que a educação pode abrir para o futuro de vocês”, disse Inaldo.

Em seu discurso, a secretária de educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que firmou a parceria com o conselheiro para a distribuição da revista nas escolas, reiterou o valor da atuação de Ruy para a juventude. “O Águia de Haia é uma liderança, uma personalidade bem nossa e que inspira alguns pontos muito aderentes à educação. Um deles é a própria educação enquanto fator revolucionário e libertador. Outro ponto é o valor dado à ciência, e o último, a liberdade e o respeito entre os povos. Então, em um ano como este, em que os baianos demonstraram que a Bahia não é lugar de tirania, falar de Ruy Barbosa tem tudo a ver conosco, com a nossa vocação para a educação e para a liberdade”.

lancamento ruy olivia santanaAntes da secretária, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), também reconheceu a importância dos jovens baianos se aproximarem da história do jurista conterrâneo. “Conhecer os vultos históricos é desmistificar essa ideia de que a história só pode ser feita por pessoas que nasceram predestinadas para serem heróis ou heroínas. Nós estamos aqui diante de um monte de meninos e meninas que podem se colocar diante do mundo de maneira transformadora e ajudar a mudar o rumo das coisas em nosso país. Eu acredito muito nisso, até porque eu já fui uma de vocês, tenho orgulho danado de ter saído de uma escola pública, eu sei que vocês também vão chegar lá, e é dever de casa de cada um assumir a sua atitude diante da educação. Ninguém vai fazer a gente, é a gente que se faz”, finalizou a deputada.

Representando o TCM/BA, o conselheiro Ronaldo Sant’Anna contou, visivelmente emocionado, a mensagem de perseverança que a mãe dele repassou na infância, quando era apenas um garoto cheio de sonhos, andando pela linha férrea em Alagoinhas, sua cidade natal. "Minha mãe me ensinou uma grande lição. Ela disse que eu conheceria vários lugares, que o trem que passava pela minha cidade me levaria a vários lugares com os quais eu sonhava conhecer. Mas isso só aconteceria se eu estudasse, se eu me dedicasse à educação e aos estudos. Eu fico emocionado ao me lembrar disso, mas essa é a verdade. Somente a educação pode nos tornar homens e mulheres dignos e atuantes. Eu também fui estudante de escola pública. E para mim, este evento, aqui, hoje, tem um significado muito especial, porque vejo estudantes da escola pública tendo conhecimento de quem foi Ruy Barbosa, uma pessoa tão importante para o Brasil", disse o conselheiro do TCM/BA.          

Além das autoridades, o evento também foi marcado pelas apresentações musicais. No momento de abertura e encerramento, estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim e do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, que participam do NEOJIBA, entoaram as canções Talismã (IZA), Minha Felicidade (Roberta Campos) e Anunciação (Alceu Valença).

O presidente da Associação Baiana de Imprensa, Ernesto Marques, a professora da Uneb Kátia Albuquerque complementaram as falas sobre a valorização do ensino público no momento dos discursos. Em vídeo, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Cezar Miola, reforçou a necessidade da articulação entre os órgãos de controle em projetos que impulsionam o desenvolvimento educacional, como forma de dignificar e servir de exemplo para as futuras gerações.

 

DEPOIMENTOS

“Há uma particularidade que torna este evento muito especial, que é a materialização de parte das iniciativas pensadas pela comissão formada por 15 instituições para celebrar o aniversário de 100 anos de falecimento de Ruy Barbosa. Nós, da ABI, temos o grande desafio, que é a reabertura do museu, agora renomeado para Casa da Palavra Ruy Barbosa. Esse projeto foi concebido com o mesmo objetivo da revista lançada hoje, que é aproximar a figura de Ruy Barbosa da nossa juventude. Que este projeto sirva de importante projeto para os estudantes. Este evento é uma porta preciosa para que apresentemos esse personagem e que isso sirva de alento para os jovens que sonham em transformar a sociedade e fazer do Brasil um país mais justo.
Ernesto Marques, jornalista, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI)

“Ruy Barbosa é um ícone da Bahia e uma referência não só para os cidadãos do nosso país, mas também para qualquer profissional da área jurídica. Esse grande personagem precisa ser valorizado pela sua terra. E por ser uma figura exponencial, uma pessoa que fundou o Tribunal de Contas da União, que foi diplomata e trabalhou na política externa, é preciso que sua história seja contada para as novas gerações. Os jovens devem entender o pensamento dos antigos juristas para construir o futuro da Bahia. Sem dúvida alguma, é um caminhar. Estamos apresentando uma figura como Ruy Barbosa aos estudantes para que eles possam entender a força desse jurista e como ele pôde influenciar em importantes decisões no mundo jurídico”.
Pedro Paulo Casali Bahia, representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia

“Eu acredito que, cada vez mais, é importante que apresentemos para a comunidade escolar os representantes da ética e do Direito. É fundamental resgatar a memória de pessoas que são icônicas e fizeram com que vários outros profissionais se inspirassem com seus exemplos. E uma dessas grandes personalidades foi Ruy Barbosa. Estou muito feliz em participar deste evento, porque é um testemunho de que os estudantes estão querendo saber sobre a vida de Ruy Barbosa por meio da leitura dessa história em quadrinhos, que é uma grande ferramenta de arte-educação”.
Ana Luci Des Graviers, Gestora Estadual do Projeto de Educação Empreendedora e Inovadora do Sebrae.

“Eu vejo essa iniciativa, que envolve o TCE, TCM, IRB e Governo do Estado, como algo extremamente proveitoso. É uma forma de descrever a trajetória de Ruy Barbosa, de forma lúdica, com a linguagem envolvente das histórias em quadrinhos. Uma ferramenta de grande valor para a educação pública estadual. Ruy Barbosa é uma figura muito grande na história do Brasil, uma mente que dignificou todas as instituições onde atuou, sendo também o patrono dos Tribunais de Contas. Os estudantes têm muito a ganhar aprendendo valores éticos com a leitura dessa cartilha”.
Karina Menezes Franco, diretora da 1ª Diretoria de Controle Externo (TCM/BA)

lancamento-ruy-8.jpg

lancamento-ruy-3-ernesto-marques_copy.jpg

lancamento-ruy-pedrocasali_copy.jpg

lancamento-ruy-7.jpg