IMG 3282Dezessete alunos do Colégio da Polícia Militar e nove alunos de Contabilidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) visitaram o TCE/BA, nesta quinta-feira (10.05), na 6ª edição do projeto Casa Aberta. Os estudantes, que iniciaram a visita na sala de treinamento da ECPL, foram recebidos pela assessora da ECPL Cristiane Vasconcelos. A turma acompanhou a sessão plenária e conheceu as dependências do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria (Cedasc), onde foram recebidos pelo diretor, Edmilson Galiza, e pelo gerente de Infraestrutura, William Magno, que explicaram sobre o funcionamento do setor.

O estudante de contabilidade Geraldo de Moura, que é funcionário da Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), afirmou que a visita permitiu conhecer uma instituição centenária e com uma importante missão: fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. “Muitas pessoas não têm conhecimento de organização política, e as escolas não ensinam isso. Estamos sendo muito bem recebidos hoje, e o papel do órgão está sendo perfeitamente explicado", afirmou.

IMG 3295A aluna do 3º ano do Colégio da Polícia Militar, Sara Cristina admitiu que nunca havia ouvido falar do Tribunal e que "aprendeu muito, pois a visita instigou a minha curiosidade para procurar pesquisar e entender mais sobre os órgãos públicos".

Em seguida, os alunos retornaram à sala de treinamento da ECPL, onde assistiram ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e às palestras do conselheiro-corregedor, Inaldo da Paixão Santos Araújo, da ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo, e do gerente da auditoria, José Germano.

Em sua apresentação, o conselheiro Inaldo Araújo aconselhou os estudantes: "Confesso que leio todos os tipos de livros de autoajuda, mas todos em sua essência passam a mesma mensagem: tenha determinação, não desista de sonhar e corra atrás dos seus objetivos!".