Como parte das ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) visando à aproximação com a sociedade, 30 alunos do 1º e 2º semestres do curso de Administração da Faculdade Unime participaram, na tarde desta segunda-feira (22.05), de mais uma edição do Projeto Casa Aberta, iniciativa que promove a interação entre a sociedade e o TCE/BA e proporciona um maior entendimento sobre o funcionamento do Tribunal e da administração pública. Os estudantes cursam a disciplina “Sistemas de informações gerenciais”, ministrada pelo professor e servidor Roberto Tenório.
Os estudantes foram recepcionados pela diretora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Denilze Alencar, e pela assessora da ECPL, Cristiane Mary Vasconcelos Silva, na sala de treinamento da ECPL, onde tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você”. Em seguida, tiveram uma aula sobre os sistemas usados pela Corte de Contas baiana para a administração das contas públicas, com a equipe do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc) e conheceram sobre os sistemas SGA, Sistemas Proinfo e Mirante.
Para o professor e servidor Roberto Tenório, é de extrema importância que os alunos conheçam um pouco dos sistemas que integram o TCE/BA. “Todos esses são sistemas de gestão de conhecimento. Então, todo o conhecimento que é adquirido pelos auditores pode ser encontrado nesses documentos. É papel do Tribunal servir à sociedade e estamos sempre pensando em fazer o melhor e oferecer um serviço com transparência”.
Para a diretora da ECPL, Denilze Alencar, essa ação da Corte de Contas contribui para o aprimoramento da administração pública e para o fomento ao controle social por meio da promoção de ações pedagógicas de difusão de assuntos relacionados ao controle da gestão pública. “O Tribunal precisa, cada vez mais, proporcionar encontros como esse. Não apenas para mostrar o seu papel, mas para receber esses cidadãos, além de orientar como podem participar da fiscalização da aplicação dos recursos públicos”.
Ao final, os estudantes receberam o certificado de participação do projeto Casa Aberta. Alguns exemplares da “Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio do TCE/BA sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo Relativas ao Exercício de 2014” e da nova edição do livro Caminho de Contas foram sorteados.