IMG 1588Setenta e três universitários de diferentes semestres do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e quatro estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) do Polo de Salvador tiveram a oportunidade de conhecer, nesta terça-feira (30.05), um pouco mais sobre a Corte de Contas e acompanhar uma sessão plenária. Os estudantes são alunos da professora e assessora do Ministério Público de Contas (MPC), Morgana Bellazzi, que leciona a matéria Direito Administrativo II.

Os estudantes, que participaram da quinta edição do projeto Casa Aberta, foram recepcionados pela coordenadora do Casa Aberta, Cristiane Vasconcelos, e pela diretora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Denilze Alencar Sacramento, que destacou as funções do Tribunal e informou que o acervo do TCE/BA está à disposição de todos. Na ocasião, eles foram presenteados com dez exemplares do livro “Jurisdição no estado do bem-estar e do desenvolvimento”, da assessora do MPC .

Durante a sessão plenária, o grupo foi saudado pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que parabenizou a ação da assessora do Ministério Público de Contas. “Agradeço e fico muito feliz com a presença de vocês. Espero que voltem mais vezes. Quem sabe fazendo parte da família do Tribunal”, disse o conselheiro-presidente.

IMG 1591Para Morgana Bellazzi, o Projeto Casa Aberta é muito importante porque promove a aproximação efetiva entre o Tribunal e a sociedade. “É com muita felicidade que trago meus alunos para a minha Casa. E com esse projeto, a gente consegue, mais uma vez, estreitar o relacionamento do Tribunal de Contas com a sociedade, além de multiplicar esses atores, que devem contribuir ainda mais para fomentar o controle social”, afirmou.

Ao final da sessão, os alunos retornaram para a sala de treinamento da ECPL, onde assistiram ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e receberam exemplares da revista em quadrinhos “Você no Controle”, da “Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio do TCE/BA sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo Relativas ao Exercício de 2014” e da nova edição do livro Caminho de Contas.

DEPOIMENTOS

“É de extrema importância que os alunos de Direito possam ter essa vivência. Conhecer o plenário, saber o que é discutido, ver como é feito o controle das contas públicas e saber como exercer o controle social. A partir do momento que mexemos com dinheiro público, temos que prestar contas. Fico muito feliz em saber que existe alguém que fiscalize e que esteja atento”.

Tarcísio Neto – 5ª semestre da Ufba

Quando eu cheguei não tinha noção do que aconteceria. Pensava que apenas iríamos conhecer o local. Fiquei muito feliz em saber que teria a oportunidade de assistir à sessão plenária. Foi muito interessante ter essa vivência e conhecer um pouco do dia a dia dos conselheiros”.

Marília Reis – 6ª semestre da Ufba