inaldo casaO Projeto Casa Aberta de 2022 recebeu 44 alunos do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Clériston Andrade de Itacaranha, na tarde de terça-feira (17.05). Acompanhados pelas professoras Cláudia Santos de Jesus e Gabriela Prazeres Santos, os estudantes foram recepcionados pelo diretor da ECPL, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que fez questão de reforçar a necessidade de cada um deles persistir na busca de seus sonhos. O conselheiro, que usou a própria história como parâmetro, contou da origem humilde e das dificuldades enfrentadas para alcançar seus objetivos. “Vocês são os únicos responsáveis pelos seus sonhos, não deixem de acreditar. Acreditem na sua fé, confiem em seus pais, nos seus professores, mirem-se nos bons exemplos, leiam muito, definam objetivos concretos e procurem ser o melhor que vocês puderem”, incentivou.

Durante a visita, os alunos da rede pública conheceram um pouco mais sobre o Tribunal por meio das palestras ministradas pelos servidores Juvenal Alves Costa, auditor estadual de controle externo que atua na Ouvidoria; do gerente de Serviços e Suporte aos Usuários, Luiz Fernando Pinheiro, e do analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho, que exibiram um vídeo explicativo sobre a atuação do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), e receberam orientações sobre a atuação do órgão de controle, por meio das explanações realizadas pela assessora do MPC Joselma Tavares Bispo Campelo Baptista e de Adhemar Bento Gomes Filho, da 5ª Coordenadoria.

meninos finalDEPOIMENTOS

“Considero esse momento muito importante para conscientizá-los quanto ao papel deles como cidadãos que podem contribuir para a fiscalização da aplicação do dinheiro público. A visita ao Tribunal enriquece a todos. Esse conhecimento adquirido fora do ambiente da escola precisa ser valorizado, ampliando essa ação para outras instituições de ensino”.
Cláudia Santos de Jesus, professora de Língua Portuguesa.

“Tivemos uma verdadeira aula de como podemos exercer nossa cidadania. A tarde foi extremamente produtiva, pois conhecemos o TCE/BA e sua importante missão de fiscalizar os recursos públicos. E a Ouvidoria é justamente esse canal de comunicação, responsável por filtrar as denúncias dos cidadãos”.
Rafael Fragner Santana Ribeiro, 19, 3º ano do ensino médio.

“Conhecer o TCE foi uma novidade. Não conhecia essa instituição e a experiência foi maravilhosa, pois tivemos noções da sua atuação. Convido a todos a visitarem, afinal de contas o nome do projeto já diz tudo: Casa Aberta”.
Steffany Vitoria de Jesus Martins, 17 anos, 3º ano do ensino médio.

“Esse contato com o TCE ampliou nossas percepções em relação ao futuro e saímos mais reflexivos. Mesmo com todos os problemas, não podemos deixar de estudar”.
Thales Alencar Tuy Mota, 17 anos, 3º ano do ensino médio.